TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos aspectos psicológicos e sociais do abandono no grupo de adolescentes

Tese: Análise dos aspectos psicológicos e sociais do abandono no grupo de adolescentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA SEMINÁRIO SOBRE ÁUDIO E ACÚSTICA NAS IGREJAS

DADOS PESSOAIS

Nome Completo: Anderson Felipe nascimento chaves

Data de Nascimento: 25-10-03

RG: Órgão Expedidor: CPF:

Endereço residencial: rua durvalina Constancia Nº 91 Compl.:

Bairro: porto galo Cidade:campo grande CEP:79070=522

Tel: (67) 3323- 1026 Fax: ( 67) Cel: (67) 9974- 6467

E-mail: i.chaves_engcivillond@outlook.com

DADOS PROFISSIONAIS

Nome da empresa/Igreja que representa:

assembléia de deus missões setor 4

Função que desempenha: técnico de som

Endereço: rua Ari matozo Nº: Compl:

Bairro:jardim das nações Cep:

Cidade: campo grande Estado: MS

Tel: ( ) Fax:( ) Cel:( )

E-mail: i.chaves_engcivillond@outlook.com

MO

Este projeto objetiva analisar aspectos psicológicos e sociais da evasão escolar em grupo de adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, que estão em conflito com a lei em Campo Grande/MS. Ao pesquisar sobre o assunto pretendido, observamos que existem dissertações e alguns livros em outros Estados que abordam o tema proposto, mas em Campo Grande/MS, encontramos um caderno do curso de Formação Continuada de Socioeducadores realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Por este motivo surge a necessidade em fazer esta análise, considerando a existência de um número considerável de adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa e, encontrão-se fora da rede de ensino. Estudando pela Psicologia Social, questionamos qual seria o motivo impulsionador para evasão escolar nesse grupo, quais aspectos psicológicos e sociais contribuem para essa desistência. Esperamos obter o resultado desta problemática realizando coleta de dados por meio de pesquisa documental nas pastas dos adolescentes e entrevista semiestruturada nas Instituições de Ensino. Ressalta-se que a escolarização é um dos principais objetivos dentro da Medida Socioeducativa que está contido nas legislações do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo - SINASE, Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Sistema Único de Assistência Social – SUAS, todos garantindo ao adolescente direitos básicos inclusive inserção em Instituição de Ensino, com vistas a preparação para profissionalização em busca de um futuro melhor.

Palavras-chave: Adolescente. Medida Socioeducativa. Evasão Escolar .

INTRODUÇÃO

O presente estudo busca compreender, por quê alguns adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade evadiram do ambiente escolar, quais aspectos Psicológicos e Sociais contribuíram para esse absenteísmo.

Percebemos que ao longo de alguns anos, um número considerável de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, tem chegado para o cumprimento, fora da escola, e ao explicar que é um objetivo a ser alcançado no decorrer do período em que estará em atendimento, sendo fator primordial para conclusão e arquivamento do processo que responde, é perceptível o desisteresse em ter que retomar algo deixado para trás.

Mediante esta problemática surge o questionamento em que: qual seria o motivo impulsionador que leva os adolescentes deste grupo a desistir de frequentar regularmente a escola, ou seja, fazer parte desse grupo que prossegue com a vida acadêmica; quais seriam os aspectos psicológicos e sociais que ocasionam à evasão escolar.

Ao pesquisar sobre este assunto, encontramos uma pesquisa divulgada no site promenino, com adolescentes/jovens de 12 à 20 anos autor de ato infracional no Distrito Federal do ano de 2010, que fez um levantantamento sobre a questão escolar apontando um percentual de 44,5 que estavam fora da escola no ultimo ano.

No Estado de Mato Grosso do Sul verificamos, que existem poucas pesquisas no que se refere ao adolescente em conflito com a lei e a escolaridade, encontramos apenas um caderno publicado pelo Programa Escola de Conselhos PREA – UFMS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIEDUCADORES, que capacita profissionais que atuam diretamente com Medida Socioeducativa tendo como responsáveis alguns professores da Universidade.

Este caderno é escrito posterior a etapas do curso com intuito de fazer com que leitor tenha total conhecimento da trajetória sócio-histórica do atendimento a adolescentes em conflito com a lei. No segundo volume está contido o Sistema de Garantia de Direitos e demais legislações, que discorrem sobre o Plano Individual de Atendimento, tendo como principal objetivo a sequência escolar conforme texto Pensamento e Linguagem na Aplicação do PIA e a Educação Escolar, em que o autor faz alusão a Vigotski para verbalizar seu pensamento sobre o tema:

Os estudos de Vigotski sobre a relação entre pensamento e linguagem na orientação do desenvolvimento infantil e adolescente demonstram a importância da escola como lócus de aprendizagem de conhecimentos científicos e estéticos que não podem ser apropriados na vida cotidiana, mas apenas com a mediação de um professor. A ausência desses conhecimentos favorece a dificuldade dos adolescentes na compreensão dos códigos eruditos e científicos que organizam a realidade social, prejudicando diretamente sua inserção saudável na sociedade

...

Baixar como  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »