TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro ‘’O que é Psicologia social?’’

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  1.615 Visualizações

Página 1 de 10

 Universidade Paulista- UNIP

Curso Psicologia- Período Matutino

Psicologia Social

Alessandra Barbosa Cardoso – C4575f-5

Biografia da autora Silvia Lane e

Resenha do livro ‘’O que é Psicologia social?’’

São Paulo, Pinheiros.

2016

Alessandra Barbosa Cardoso – c4575f-5

 Resumo da Biografia da autora Silvia Lane e

Resenha do livro ‘’O que é Psicologia social?’’

Trabalho do primeiro Bimestre

apresentado a Universidade Paulista,

para obtenção de nota na disciplina

 de Psicologia Social.

Orientadora: Prof.ª Maria Emília Lopuff.

São Paulo, Pinheiros.

2016

Sumário

  • Biografia resumida de Silvia Lane....................................................pág.4
  • Resenha do livro “O que é psicologia social?’’..................................pág.5  
  • Conclusão..........................................................................................pág.9
  • Bibliografia e endereços virtuais......................................................pág.10

•        Biografia resumida de Silvia Lane

Silvia Lane foi uma ilustre psicóloga social, atuando em diversas áreas como psicologia comunitária, psicologia sócia histórica, dentro do Brasil como na América Latina. Ela construiu teorias que fossem adaptadas ao Brasil e a nossa forma de viver, cultural, além de mudar os métodos que mudaram a partir de suas novas perspectivas introduzidas mp âmbito acadêmico da disciplina Psicológica.

A característica primordial e diferencial de sua teoria é a visão histórica e descentralizada dos Estados Unidos, e que o antecedente da sociedade é tão importante quanto ao futuro dela, pra se ter noção do agora precisamos desses estudos. Assim nos enxergamos agentes ativo, atuantes e não somente expectadores passivos, dos complexos processos sociais que estamos inseridos, e que está em constante movimento. A partir dessa noção histórica sobre o mundo, ganhamos  consciência sobre nossas vidas , ações e pensamentos, e os da sociedade.

Silvia Lane trabalhou muitos anos em projetos no qual primeiramente se criou na PUCSP, com vários outros orientadores e coordenadores consagrados. Sempre buscou uma maneira diferente de agir e integrar a psicologia social no Brasil. Transformou ambientes acadêmicos, educacionais e profissional da psicologia, e mais importante mudou o modo de pensar sobre o social, daqueles que tiveram a oportunidade de lê-la e sentir os benefícios sociais das suas ideias.

Essa grande professora superou aspectos que não se encaixavam na maneira e cultura brasileira de dar aula, e dirigir as universidades, pois ela foi diretora da PUCSP.

Esse diferencial no curso foi mais abrangente e flexível de lidar com teorias e práticas nas aulas, porém sempre com uma influência americana no inicio. Entretanto, Silvia L. deu uma iniciativa que a deixaria marcada como pioneira no Brasil. Ora, como enxergar o Brasil da época com lentes americanizadas? Seu método para incrementar a teoria fundada durou muitos anos, seu alvo foi compreender o latino americano em sua vivencia social e individual. Lane teve uma vida intelectual ativa desde criança, sendo que seu pai era do meio acadêmico e ela sempre foi incentivada a estudar. Foi a primeira professora dessa disciplina na PUCSP, e criou a Associação Brasileira de Psicologia Social em que foi Presidente. Partiu  do Brasil  para América Latina, publicou 42 textos publicados em revistas, sempre com a nova ideia proposta de esclarecer as inter-relações sociais mudando o estilo que se encontrava a sociedade e a disciplina.

Seu trabalho teve influencias marxistas teorias internacionais como as soviéticas e francesas, e propôs uma psicologia comunitária dentro da área. Conheceu teóricos famosos, como: Mead, Skinner, Vitgotsky, entre diversos outros.

Silvia sempre procurou mudar o modo de ver o  mundo de seu objeto de estudo, das sociedades minoritárias do Brasil e sendo a primeira mulher a tomar medidas que mudassem opiniões a partir de teses científicas. Ela teve uma intensa atividade intelectual, acadêmica e sempre estará nos principais tópicos dos pilares da psicologia que revolucionaram o modo de pensar dentro do campo e fora da psicologia também, nunca se conformou com as propostas desajustadas para o Brasil, e criou outras mais eficientes.

•        Resenha do livro “O que é psicologia social?’’  

Um de seus livros mais consagrados é “O que é psicologia social?”, Lane dá um ponta pé inicial do que é a disciplina, e mostra suas contribuições brasileiras, como e o que é o comportamento, como ele se torna social e é socializado.

No inicio de seu livro, ela propões que todo comportamento é social a partir do momento que, à priori nós o aprendemos por interação para sobreviver, e à posteriori fazemos o mesmo porque se ocorrem uma série de processos internos nos quais assimilamos que devemos repetir esses comportamentos para nos mantermos vivos. E em sociedade vivemos recebendo estímulos e influencias sobre os quais cada um de nós recebe de maneiras diferentes, daí aprendemos a ser quem somos, e por isso somos uns diferentes dos outros.

Esse diferencial dá cabimento para a psicologia individual, porem não deixa de ser psicologia social já que essa também é importante pra entendermos o todo, o coletivo que da sociedade aprendemos e interiorizamos daí expressamos nossos comportamentos de volta pro social, em um ciclo interminável.

Ou seja, enquanto a psicologia estuda o sujeito em si, a psicologia social estuda de onde vêm os processos que são aprendidos ao sujeito e onde elas são expressas sob comportamento no ambiente social.

A história envolvida é de grande  importância como local de investigação para esses comportamentos sociais, para conhecer ao fundo quem somos e por que fazemos, como e porque os outros fazem tais coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com