TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica do Filme "Raça"

Por:   •  18/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica do filme Raça.

O filme conta a incrível história de Jesse Owens, atleta negro que participou das olimpíadas de Berlim em 1936, no auge da Alemanha Nazista, o drama mostra a sua trajetória no atletismo, desde o ingresso na universidade até a conquista de recordes mundiais e medalhas de ouro nas olimpíadas.

O protagonista de uma família pobre, começou a trabalhar na colheita de algodão, passou para a faculdade de Ohio. Durante as competições Jesse bate três recordes mundiais nas provas de 200 metros rasos, 200 metros com barreiras, salto em distância e iguala o recorde mundial dos 100 metros rasos.

O filme denuncia o racismo na sociedade americana na década de 30, onde os atletas“negros” não podiam compartilhar do mesmo dormitório, banheiro ou vestiário que os atletas “brancos”. Essa situação piora quando ele participa das olímpiadas de Berlim, na Alemanha a qual passava pelo período Nazista e teve como seu líder Adolf Hitler ,que durante o evento cumprimentava pessoalmente todos os atletas vencedores, mas ao ver que um dos atletas vencedores era negro, retirou-se mais cedo do evento para evitar ter de cumprimenta-lo.

O filme é uma produção relevante no campo das práticas esportivas e no resgate da memória relacionada ao esporte. Vencer e quebrar marcas olímpicas e mundiais diante de centenas de milhares de pessoas e na presença de um ditador responsável pela execução de negros e judeus é magnifico. Jesse Owens não precisou soltar um golpe, ou cometer qualquer ato violento para silenciar uma ideologia e seu chefe de Estado.

Conclui-se que não somente no esporte, mas em toda a sociedade sofre com o racismo estrutural, é fundamental ampliar os espaços de debate sobre o racismo, tais discussões abrem possibilidade para múltiplas análises e problematizações acadêmicas sobre o fenômeno do racismo estrutural, do racismo no esporte, a respeito das narrativas quanto ao uso político e econômico do esporte na sociedade, bem como a ampliação da defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com