TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Resenha De Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio de Sá Campus: Sulacap Turno: Noite Turma: 3017 Professora: Lucia Trotta

Aluna: Géssica Ribeiro da Silva Matrícula: 20140319733-4

Mito

“O mito é um tipo de compreensão intuitiva da realidade”. Ou seja, o mito é algo que entendemos sem precisar de provas concretas, surgem pela tradição cultural dos povos e são movimentados pelas suas crenças e fé, podendo explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado. Exemplos de mito: Os deuses do Olimpo, os titãs, minotauros, etc...

Senso Comum

É o modo de pensar da maioria das pessoas, é o conhecimento e experiências adquiridos ao longo da vida e passados de geração em geração.

Bom Senso

O bom senso está ligado à capacidade das pessoas se adequarem a costumes e regras para assim poderem fazer suas escolhas com sensatez e distinguir a melhor maneira de se comportar em certas situações.

Ciência

É todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, procurando comprovações específicas nas suas teorias.

Arte

Por meio de objetos concretos o artista recorre à imaginação nos fazendo pensar de forma criativa, é feita por artistas a partir da percepção, emoção e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra possui um significado único e diferente.

Filosofia

Procurando pela palavra filosofia, encontrei que significa “amizade pelo saber” e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Processo de filosofar

Ao longo da nossa vida filosofamos, muitas vezes até mesmo sem perceber. Já um especialista em filosofar é diferente de nós, pois ele é mais técnico e rigoroso em seu vocabulário. Filosofar é pegar um assunto que já foi discutido e concretizado antes e questionar se aquela verdade é real mesmo, é pegar o óbvio e as verdades dadas e aceitar a dúvida como desencadeadora do processo crítico.

A origem da filosofia

Pelo que entendi, a filosofia surgiu na Grécia, por volta dos séculos VII e VI a.C., antes disso predominava o pensamento mítico. Pitágoras foi quem nomeou esse novo tipo de reflexão como filosofia.

Metafísica

Com origem no grego, a palavra metafísica significa “o que está para além da física”, é o que busca o conhecimento da essência das coisas, também chamada de ontologia. Foi definida por Aristóteles como filosofia primeira, porque fornece a todas as outras o fundamento comum.

Epistemologia

Significa ciência, conhecimento, é o estudo científico do ponto de vista crítico, que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. Ela estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com