TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de filosofia

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina: Filosofia e Educação I

Prof: Haroldo L. Bertoldo

Período: 1º

Pólo: São João da Boa Vista

Tutor Presencial: Maria da Graça e Patrícia.

Tutor a distância: Elias Sales da Silva

Data: 29/07/2013

 Título da Resenha: Filosofia, ciências e visão do mundo.

Subtítulo:Tentativas de definições e correlação entre os tópicos descritos.

Livro: Introdução à Filosofia ( Martin Heidegger)-Martins Fontes.

A Filosofia é tão antiga quanto essencial e difícil de ser classificada.

O ser humano é por si só um filosofo, pois o mesmo questiona, pergunta e se auto-avalia sendo assim extremamente capaz de obter conclusões e resposta que por hora satisfazem seus questionamentos.

A Filosofia reside nas artes, ciências, visão do mundo. Quando analisamos etimologicamente a palavra Filosofia nos deparamos sempre com uma significação de “amizade a sabedoria”, porém essa significação pode ser muito mais abrangente tal como, sentir, ouvir, cheirar, ou seja, é muito mais que simplesmente “amor, amizade a sabedoria”, é algo que transcende tudo isso, sendo muito mais profundo.

Na área cientifica, costuma-se afirmar que a ciência originou a filosofia visto que grande filósofos antigos eram também cientistas, porém o contrario neste caso é muito valido pois por meio da filosofia chega-se aos questionamentos científicos, onde se originam as perguntas, como?,por quê?, como se faz?, por que isso ocorre desta maneira?,etc.

Sendo assim não podemos afirmar que a ciências originou a filosofia, porém não será errado falar que a filosofia poderia ser uma ciência fundamental, ou ainda algo que dá origem a ciência, mas a melhor colocação seria que ambas filosofia e ciência caminham juntas se complementam, não podemos afirmar também que por esse motivo a filosofia não é uma ciência que ela seria acientifica mas sim que elas compartilham e se desenvolvem.

Quando nos deparamos com a filosofia acerca de visão do mundo, não podemos dizer que a filosofia não está na definição central de visão do mundo, afinal quando pensamos em visão do mundo vemos que essa definição pode ser tão ampla quanto vazia, ou seja, é muito contraditório e ao mesmo tempo tudo e nada.

A visão do mundo pode ser considerado como uma escolha sobre um determinado lado, direita ou esquerda, certo ou errado, etc. Sendo assim muito amplo, algo que  não podemos afirmar sobre a filosofia ela questiona o mundo, não apenas escolhe um lado, deseja saber o que propõem cada lado.

Com isso pode-se então afirmar que a filosofia questiona, obtêm as respostas então vistas isso pode afirmar que a visão do mundo e a filosofia estão ligadas no questionamento e escolha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com