TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Gattaca O Filme

Dissertações: Resenha - Gattaca O Filme. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  2.924 Visualizações

Página 1 de 4

Gattaca – A experiência Genética.

Trata-se de um filme de ficção científica, que se passa em época onde mudanças tecnológicas influenciaram a forma de vida e reprodução. Conta à história de Vicent, concebido naturalmente, que vive em uma comunidade na qual uma grande parte das pessoas foi planejada geneticamente para serem seres perfeitos. Enquanto esses seres perfeitos, chamados de “válidos”, ocupam as melhores posições, os que foram gerados de forma natural e espontânea, e que apresentam algum tipo de deficiência, são denominados “inválidos” e ocupam as funções menos privilegiadas do mercado de trabalho. A sociedade de Gattaca se mostra uma população que não tem controle sobre a visão social da qualidade genética e em que tal manipulação genética criou novas espécies de seres humanos, preconceitos e divisões sociais, aparentemente legitimadas pela ciência. Com esse procedimento de manipulação genética acabou se criando uma distinção de quem está apto para fazer trabalhos mais importantes, que exigem mais capacidade física e intelectual.

Gattaca é um ensaio sobre o que pode ser uma sociedade em que o destino das pessoas esteja pré-determinado cientificamente, em que não haja o mínimo espaço para a ação do indivíduo na construção de seu próprio futuro. As pessoas dessa cidade que foram geneticamente modificadas aparentam serem pessoas sem sentimentos ou afetos, semelhante a robôs fazendo coisas automaticamente. O filme é também uma reflexão sobre a tentativa de legitimar e tornar padrão os seres humanos modificados geneticamente, reduzindo assim totalmente as barreiras naturais de se conceber um filho, os cientistas tem esse sonho e sempre estão lutando pelo desenvolvimento humano, e esse seria a realização de um sonho de uma sociedade perfeita. Com essa reflexão é feita uma crítica aos caminhos que a humanidade pode tomar a partir da manipulação genética, que seria um caminho sem volta, tornando a sociedade seletiva e extremamente preconceituosa para as qualidades e defeitos dos seres humanos. É necessário ter uma visão ampla de como seria esse acontecimento para a humanidade para se evitar divergências entre os seres humanos.

Não se pode esquecer que o filme está diretamente ligado à desumanização do indivíduo, no fato de que no dia-a-dia de trabalho se observa a camuflagem das diversas capacidades intelectuais dos empregados da Corporação de Gattaca, e que os “inválidos” são pessoas marginalizadas por um processo ideológico e não por falta de capacidade, fazendo um paralelo com o mundo capitalista, mesmo com esses obstáculos, Vicent consegue provar que ele era muito capacitado, se destacando na empresa, mas levando o nome e currículo de Jerome.

Apesar do mais alto controle social garantido pelo registro genético, na cidade de Gattaca a espécie humana continua a mesma: dividida em classes sociais e se utilizando de subterfúgios suspeitos e clandestinos para atingir seus interesses. Mesmo ao lado dos mais sofisticados recursos de manipulação genética, assistimos a um jogo de ambição e fraude, onde os “de baixo” apelam para fraudes sutis, como forma de resistência individual ao totalitarismo do destino genético. As pessoas geneticamente modificadas têm o seu destino produzido pelo homem, que é na medida um produto de afastamento das barreiras naturais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com