TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Pequeno Nicolau

Por:   •  14/10/2019  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

STEFANIE CAROLINE GOMES CRUZ

O PEQUENO NICOLAU

[pic 2]

São Paulo

2019

OBRA

O Pequeno Nicolau. Direção: Laurent Tirard. Produção: Oliver Delbosc; Marc Missonnier; Genevieve Lemal; Alexandre Lippens. Intérpretes: Maxime Godart; Valérie Lemercier; Kad Merard; Sandrine Kiberlain e outros. Baseado no Livro: Le Petit Nicolas de René Goscinny. Distribuição: Wild Bunch Distribution; Central Film; One film, Brazil 2010. (90min).

APRESENTAÇÃO

Filme que retrata o medo inicial de um menino com a possível chegada de um irmão.

DESCRIÇÃO

O filme retrata a história de Nicolau, narrado em 1ª pessoa, com as cenas principias sendo filmadas na escola,em sua própria casa e dividido em 3 partes. Na primeira, ele possui o medo com a possível chegada de um irmão juntamente com a dúvida de não saber o que quer ser quando crescer, já na segunda parte temos a aceitação do irmão, a frustração pela mãe não estar grávida e a expectativa com a chegada do novo integrante da família quando finalmente seu desejo foi atendido. Na terceira e última parte, temos a frustração como sentimento principal pela chegada da irmã e não do irmão, como esperado e a satisfação por finalmente ele entender o que quer ser quando crescer.  

CONTEÚDO

Nicolau sente medo de ser abandonado com a possível chegada de um irmão, através do relato e frustração de um amigo da escola por ter um novo irmão ele correlaciona as atitudes dos seus pais com uma suposta gravidez de sua mãe.  Junto com os seus amigos, eles desenvolvem estratégias para não ser abandonado e quando finalmente, Nicolau entende que a chegada de um irmão não resultaria em um abandono e sim em uma oportunidade de ter alguém para ensinar e ter companhia ele descobre que sua mãe não esta gravida.

Frustrado, Nicolau se sente mais uma vez sozinho, porém, seus pais atendem o seu pedido e Nicolau cria grandes expectativas com a chegada do novo irmão.

Por fim, a chegada do tão esperado irmão é na verdade uma irmã e mais uma vez nosso protagonista trabalha a sua frustração através da criatividade e bom humor, descobrindo assim o que quer ser quando crescer. Fazer as pessoas rirem.

CRÍTICA

Achei o filme um pouco extenso pela curta mensagem, porém, extremamente útil e didático.

        Mostra claramente o risco de se tirar conclusões e as inúmeras formas de lidar com as frustrações, as sequências dos sentimentos e diferentes perspectivas para a mesma situação.

RECOMENDAÇÕES

Essa obra pode ser recomendada para psicólogas, psicanalista e principalmente para ajudar na orientação de crianças, para trabalhar as frustrações e aprender a enxergar as situações com outros olhos.

AUTOR 

Laurent Tirard, nasceu na França em fevereiro de 1967, um cineasta, roteirista e crítico de cinema francês. Autor de roteiros como Molière, Astérix et Obélix que originaram filmes com a sua direção, Laurent também é ganhador de prémios no Festival de Avignon e Moscou.         

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com