TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pequeno Nicolau

Por:   •  12/3/2019  •  Resenha  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  5 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

Valdirene Maria Schoedl de Oliveira

O Pequeno Nicolau

[pic 2]

São Paulo, novembro de 2018

O Pequeno Nicolau

O Pequeno Nicolau (Le petit Nicolas) – França, 2009

Baseado nos personagens criados por René Goscinny (histórias e diálogos) e Jean-Jacques Sempé (desenhos)

Autores:  Grégroire Vigneron e Laurent Tirard

Direção: Laurent Tirard


Roteiro: Laurent Tirard, Grégoire Vigneron, Alain Chabat (baseado nos personagens de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé)


Duração: 91 min.

APRESENTAÇÃO

O filme apresenta o cotidiano de um garoto de 8 anos, enfatizando os registros fantasiosos que ele faz a partir de experiências vivenciadas com seus amigos, professores, diretores e familiares.

Apresenta o amor infantil, descreve suas experiências, seus problemas, suas inseguranças e os respectivos etcs, característicos dessa fase.

DESCRIÇÃO

Nicolau é filho único de uma família padrão. É amado e mimado por seus pais e se vê um pouco diferente dos seus amiguinhos de classe que apresentam sempre algum tipo de carência.

CONTEÚDO 

O filme, passado nos anos 50 e narrado pelo próprio Nicolau (Maxime Godart), começa em sua sala de aula com a professora (Sandrine Kiberlain) propondo uma redação, cujo tema ele acha engraçado. “O que você quer ser quando crescer?”

Ele acha o tema difícil, pois ainda não sabe o que será e começa a apresentar seus melhores amigos, mencionando a escolha de cada um deles e nos mostrando que embora estudem na mesma escola, são crianças vivendo em diferentes ambientes e com diferentes motivações e comportamentos.

Alceu (Vincent Claude) - é guloso e quer ser ministro para poder saborear banquetes oficiais.

  • Godofredo (Charles Vaillant) - é rico e vai trabalhar com o pai. Tem pais ausentes e é cuidado pelo mordomo
  • Clotário (Victor Carles) - é o pior aluno da sala e sonha ser um ciclista campeão. Ele tem autoestima baixa, sente-se incapaz diante dos desafios e não recebe incentivos dos pais para melhorar
  • Eudies (Benjamin Averty) - Finge ser bravo e mandão, mas apanha do pai. Seu plano é ser bandido
  • Rufino (Germain Petit Damico) – quer ser policial, como seu pai.
  • Agnaldo (Damien Ferdel) – É o melhor aluno da sala. Ninguém sabe o que ele quer ser. Ele é dedo duro, mas aparentemente, só deseja se sentir inserido no grupo.

O também amigo deles, Joaquim (Virgil Tirard), relata ao grupo que ganhou um irmãozinho e expõe que não está nada contente com a chegada dele, numa clara demonstração de ciúme e sentimento de rejeição.

Os amigos tentam aconselhar Joaquim, afim de amenizar seu sofrimento e sugerem várias ações para que ele se proteja do irmão, ou até mesmo o elimine.

Joaquim comenta com Nicolau sobre a mudança de comportamento de seu pai em relação à sua mãe e entre outras coisas menciona que ele andava muito “bonzinho”, guardava as compras, retirava o lixo, etc.

Nicolau, por sua vez, vive num ambiente de amor e confiança, mas está habituado a presenciar sua mãe (Valérie Lemercier), pressionando e/ou discutindo com seu pai (Kad Merad), para que tenha mais atitude e assim possa alcançar um reconhecimento em seu trabalho.

Baseado na experiência acima, Nicolau se assusta ao ver seu pai trocar olhares e palavras carinhosas com sua mãe, durante o jantar. E como se não bastasse, viu seu pai colocar o lixo pra fora. Imediatamente, Nicolau relacionou este comportamento à chegada de um irmãozinho.

Ele nem imagina que na verdade, eles estão organizando um jantar para os Srs. Moucheboume, o patrão de seu pai e sua senhora, com a intenção de agradá-los e consequentemente conseguir uma promoção.

Enquanto a mãe, com complexo de inferioridade, se desespera para tentar igualar-se à Sra. Moucheboume, supondo ser ela, uma pessoa sofisticada, Nicolau se imagina sendo abandonado na Floresta durante o passeio de final de semana proposto pelos seus pais.

Eis que nasce a Liga Secreta, “Os Invencíveis”, para ajudar Nicolau e juntos, planejarem ações para eliminar o suposto irmão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com