TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Psicologia Científica

Exames: Resenha Psicologia Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica

No livro de Afonso Galvão, “Considerações sobre o conceito de ciência”, o autor explica o real conceito de ciência e descontrói o estereótipo de cientista visto pela sociedade, que é aquele cientista de jaleco branco e vive isolado em um laboratório. Após isso, o autor aborda o conhecimento científico e o que o determina, afirmando que a ciência trata-se de uma atividade individualista e cognitiva.

Citando August Comte, criador do termo “positivismo”, Afonso desmistifica esse termo e completa o complementa dizendo que ele tem sido ultimamente usado para identificar o cientista social quando observador da realidade social.

Nesse mesmo livro, o autor também aborda os conceitos de hermenêutica, realismo, e relativismo, onde a primeira trata-se de uma ciência que difere o que é explicação e interpretação. Quando se fala de realismo, fala-se de uma ciência que assume uma relação direta entre imaginação, representação e objeto, o que não é real. Já o relativismo mostra as verdades, entende-se que se tudo é relativo, qualquer coisa pode ser válida.

O segundo livro, “A Psicologia ou as psicologias”, aborda inicialmente os sentidos da palavra psicologia no nosso cotidiano que é comumente chamada de psicologia do senso comum. O autor define que senso comum é um conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros que adquirimos de forma natural na nossa realidade cotidiana.

Após definir e explicar o que é senso comum, o autor entra no tema central do livro que é a Psicologia Científica. Definir o objeto de estudo da psicologia científica é um pouco complicado, pois trata-se de uma ciência nova e ainda não se teve tempo de apresentar teorias acabadas e definitivas que determinem com uma certa precisão esse objeto de estudo, porém, no sentido mais amplo, estuda-se o homem.

Ambos os livros abordam e definem o conceito de ciência, porém, no livro “A Psicologia ou as psicologias”, é possível perceber um apanhado mais a fundo disso, estudando e definindo o que é a psicologia científica e seu objeto de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com