TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha psicologia

Por:   •  30/9/2015  •  Resenha  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

As angústias de uma adolescente.

Clarice, era uma mocinha muito esperta, e de temperamento forte. Estava no auge dos seus 17 anos, passando por inúmeras transformações em seu corpo e mente. A cada dia acordava de um jeito diferente, ora estava alegre, ora ansiosa, e assim vivia. Estava também apaixonada por Gustavo, seu colega de classe. Em meio a tantos sentimentos e vontades a menina sentou-se com sua mãe Mirian, que era psicóloga, e revelou sua vontade de ir embora dali, para morar com seus avós. A mãe por sua vez, assustada com a repentina decisão da filha, a questionou sobre os motivos pelos quais ela queria ir embora, e Clarice explicou as angústias que estava sentindo. E a pior de todas era não ter a paixão por Gustavo correspondida. Foi então que, Mirian com a maior paciência começou a explicar o porque a filha sentia-se daquele jeito.  

“Querida. O que você está sentindo, outras milhares de meninas da sua idade também estão, acredite.”

“Não, não estão. Como é que você pode saber o que as pessoas sentem?”

“Acontece que, isto é uma fase. Pela qual todas as jovens de sua idade passam. Chama-se adolescência, suponho que á conheça. Seus hormônios e sentimentos estão cada vez mais aflorados, por isso cada dia você está com um humor diferente, e esta ‘paixonite’, logo passa!”

“ Então se o problema é ser adolescente não quero mais”, quero logo ser adulta”

E a mãe soltou uma longa gargalhada

“E você acha que seus problemas estariam resolvidos? Filha os seres humanos passam por conflitos pessoais desde o começo do mundo. Você sabia que o ser humano, aos poucos, constitui sua individualidade, apropria-se da cultura e vai potencialmente adaptando-se ao mundo humano? E para adaptar-se a esse mundo tão complexo, ele desenvolve capacidades através de suas funções psíquicas. Inclusive, tem um autor do qual eu gosto muito – Furtado Bock, ele diz que “A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões”. Isso quer dizer filha, que nós seres humanos estamos em constante mutação, e você em breve superará esta fase.

“Isso é você quem diz mãe! quem garante que não vou ficar assim pra sempre, com tantas angústias e problemas”

“A ciência diz que não, você não ficará assim para sempre. Você há de amadurecer, e perceber que esses seus problemas que hoje parecem enormes, na verdade, não são nada perto de toda vida que você tem pela frente. Tudo é uma questão da construção do seu eu. E as bases para essa construção são experiência + organização psíquica+ relacionamento social. Você vai ver que com passar do tempo vai organizando, aos poucos, os seus sentimentos. A sua consciência também te ajudará nesse processo”

“ O que é consciência? É o mesmo que pensamento?

“De forma alguma! Com a consciência podemos planejar nossas ações, e ao concluir uma ação podemos comtemplar aquilo que já existia em nossa mente. E finalmente, a consciência das ações cria o pensamento. Alias, foi com o pensamento que o homem criou a linguagem”

“Pois eu preferia não fazer parte desse mundo, tão difícil!!”

“Se você não fizesse parte desse mundo, certamente não existiria, saiba que não há ser humano sem mundo humano. O ser humano que é extremamente influenciado pela cultura, ao mesmo tempo influencia o mundo que vive. A verdade é que o homem modifica, e é modificado pelo mundo ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com