TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Psicologia na Educação

Por:   •  19/3/2016  •  Resenha  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

Psicologia da Educação

O livro refere-se a uma contribuição da psicologia para o aprendizado escolar. Quanto mais informações os educadores tiverem sobre o processo de aprendizagem, melhores serão as chances de melhorias da pratica pedagógicas.

 Mudanças na pratica educacional requer um conjunto de várias medidas que envolvem um conjunto de fatores, assim sendo parte deles explicado pelas teorias psicológicas.

 No texto condiz sobre convivência de seres humanos com convívio social, trabalho e com a natureza.

 Segundo o livro duas crianças encontradas vivendo ao meio de lobos, estavam com os mesmo costumes dos animais em que conviviam junto, ao ser encontradas pode-se notar que por terem sido privadas do convívio social, Amala e Kamala não conseguiram se humanizar, não aprenderem a se comunicar através da fala, não aprenderem a utilizar utensílios e instrumentos sociais.

 Esse caso no entanto é uma exceção. Em geral bebê nasce, cresce e vive em um mundo social. Vivendo em sociedade, a criança aprende a planejar, direcionar e avaliar a sua ação. Durante esse processo ela comete alguns erros que são refletidos por ela e tem a possibilidade de corrigi-los.

 É no convívio social que se cria as condições para o aparecimento da consciência, através do trabalho os homens se organizam para alcançar determinados fins, respondendo aos impasses que a natureza coloca a sobrevivência, assim usam o conhecimento adquirido por gerações para criar outros conhecimentos.

 A psicologia recolhe subsídios para compreender aspectos particulares das diversas formas de vida: vegetal, animal e humana. Dessa forma será possível, assegurar o conhecimento das diferenças entre a ação caracterizada por reflexos ou por instintos daquelas que demonstram inteligência.

 O entendimento da relação entre o comportamento de jovens e velhos e as alterações físicas e psicológicas que marcam a entrada da adolescência e na velhice, determinado pela glândulas endócrinas e pela bioquímica do sistema sanguíneo.

 A psicologia acaba por desenvolver campos de investigação mais específicos e delimitados, para a educação os conhecimentos advindos da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

A psicologia do desenvolvimento, estuda o desenvolvimento que é o processo através do qual o indivíduo constrói ativamente, nas relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características. A Psicologia do desenvolvimento pretende estudar como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas que distinguem o homem de outras espécies.

 A formação desses habilidades se dá ao longo da interação do indivíduo com o mundo social, e para que a apropriação das características humanas se de, é preciso que ocorra atividade por parte do sujeito, é necessário que sejam formadas ações e operações motoras e mentais.

Ela estuda a evolução da capacidade perceptual e motora, das funções intelectuais do ser humano. Por intermédio da Psicologia do desenvolvimento é possível constatar que as manifestações complexas das atividades psíquicas no adulto são frutos de uma longa caminhada.

 A Psicologia na Aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana. Para que a criança aprenda ela necessita interagir com outros seres humanos, especialmente adultos e outras crianças mais experientes.

 Estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. Em geral o adulto ou outra criança mais experiente fornece ajuda direta, orientando e mostrando como proceder através de gestos e palavras. Dessa maneira que as pessoas em especial as crianças aprendem através de ações partilhadas pela linguagem e pela instrução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com