TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Saúde e segurança do funcionário

Por:   •  14/6/2018  •  Resenha  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia Organizacional e do Trabalho II

Resumo: Saúde e Segurança do Funcionário

O ambiente de trabalho contribui de várias maneiras para a saúde física e o bem-estar emocional dos funcionários. O impacto do ambiente de trabalho é geralmente direto e imediato: um funcionário pode ferir-se ou morrer no trabalho. Outras vezes, o trabalho afeta a saúde por um longo período: a pessoa pode ser exposta a substâncias tóxicas que podem levar ao câncer após muitos anos de trabalho. Às vezes, também são indiretos. Por exemplo, os policiais frequentemente começam a consumir bebidas alcoólicas para aguentar o estresse do seu trabalho, e o consumo de álcool tem sido associado às doenças que esses profissionais têm maior probabilidade de contrair. Dessa forma, as condições de trabalho, como o estresse, podem afetar o comportamento relevante para a saúde física, embora essas condições em si possam ou não influir diretamente na saúde.

Além das condições físicas, certas condições, que não são físicas, também podem afetar a saúde e o bem-estar emocional. Os horários de trabalho fora do padrão, como turnos à noite, têm sido definidos como causas de problemas físicos e psicológicos. Tais condições, como a carga de trabalho, a falta de controle, a ambiguidade e o conflito de papéis e as limitações organizacionais, têm sido associadas com a saúde física e o bem-estar emocional.

As condições físicas do trabalho, tendem a ter efeitos físicos diretos nas pessoas. Algumas vezes, esses efeitos são imediatos, mas frequentemente ocorrem após um longo período de tempo. Quando uma doença ou uma lesão leva muito tempo para se desenvolver, pode ser difícil determinar exatamente o que provocou. Enfermidades e ferimentos podem ter consequências psicológicas prejudiciais ao bem-estar emocional. Doenças graves e lesões estão quase sempre associadas com algum tipo de angústia e trauma psicológico, principalmente quando a pessoa ficou incapacitada.

Acidentes são eventos que ocorrem no local de trabalho e que causam ferimentos imediatos, como o esmagamento da mão numa máquina ou um dedo cortado com uma faca. Os acidentes são um importante problema no local de trabalho que apresenta custos enormes tanto para os funcionários como para as organizações.

A prevenção de acidentes tem sido uma das principais preocupações das organizações, devido aos custos gerados pelos acidentes. Uma importante dificuldade na prevenção dos acidentes do local de trabalho é a obtenção da cooperação dos funcionários na utilização do equipamento de segurança adequado e na adoção de comportamentos seguros. As pessoas frequentemente podem achar os dispositivos de segurança inconvenientes e os equipamentos de segurança desconfortáveis.

A satisfação no trabalho tem sido relacionada aos acidentes; indivíduos que estão satisfeitos com seu trabalho são menos propensos a ter acidentes, já pessoas com alta afetividade negativa são mais propensas a sofrer uma lesão.

A exposição a temperaturas extremas pode causar doenças e morte; a exposição a doenças infecciosas pode gerar enfermidades; a exposição à ruído alto pode causar perda de audição; movimentos repetitivos podem causar problemas nas mãos e nos pulsos; e a exposição a substâncias tóxicas pode causar câncer. O treinamento de supervisores pode contribuir muito para o desenvolvimento de um ambiente no trabalho que incentive a adoção de preucauções universais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com