TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro - Cultura: Um Conceito Antropológico

Por:   •  26/9/2018  •  Resenha  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Unipac – Barbacena
Diciplina: Psicologia Social

Professor: Márcio

Curso: Psicologia – Turma Rubi

Aluna: Camila da Silva Santos

Resenha do livro - Cultura: um conceito antropológico. LARAIRA , Roque de Barros.  14ed.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

Os indivíduos desempenham papeis distintos dentro de uma mesma cultura. E esses papéis vão ser determinados seguindo critérios diferentes, como idade, posição social, sexo, experiência, etc. Por exemplo, por algum tempo na sociedade, o trabalho fora de casa era algo exclusivo para os homens e a mulher era responsável pelo serviço domiciliar.

Não é possível que um só individuo seja capaz de participar de todos os elementos de sua cultura, como afirmou Marion Levy Jr.,1 "nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito, em nenhuma sociedade são todos os indivíduos igualmente bem socializados, e ninguém é perfeitamente socializado. Um indivíduo não pode ser igualmente familiarizado com todos os aspectos de sua sociedade; pelo contrário, ele pode permanecer completamente ignorante a respeito de alguns aspectos". Isso ocorre, tanto em sociedade mais complexas, quanto nas mais simples. Para que o individuo seja capaz de contribuir de forma efetiva é necessário que ele possua uma certa especialização, seja ela alguma habilidade especifica, ou até mesmo biológica.

Alguns impedimentos são estritamente dependentes da idade, sejam cronológicos ou culturais. Na questão cronológica, ocorre da incapacidade do desempenho das funções que dependem de força física ou agilidade. Já no caso cultural, muitas vezes as razões não são tão evidentes, como por exemplo, um jovem de 18 anos pode ser preso, mas um jovem de 17 anos que cometeu o mesmo crime, terá uma punição diferente. Essa questão bate no limiar de quando o individuo se torna um adulto?  

É importante que cada indivíduo tenha um mínimo de participação e conhecimento da cultura, para que seja possível a comunicação com os demais membros. É através desse conhecimento que os indivíduos aprendem a maneira certa de agir, o que podem ou não fazer, e isso permite também que seja feita uma previsão do comportamento do outro, o que facilita em um possível controle da sociedade como um todo.

Cada cultura possui a sua própria lógica, sendo assim não é possível transferir a lógica de uma cultura para outra. Infelizmente, a tendência mais comum é de considerar lógico apenas o próprio sistema e atribuir aos demais um alto grau de irracionalismo.

A ciência depende de instrumentos de observação, sem estes meios materiais o homem tem suas conclusões a partir de sua observação direta, através dos seus sentidos.
O homem sempre buscou explicações para fatos tão cruciais como a vida e a morte. Estas tentativas de explicar o início e o fim da vida humana foram sem dúvida responsáveis pelo aparecimento dos diversos sistemas filosóficos.

As explicações encontradas pelos membros das diversas sociedades humanas, portanto, são lógicas e encontram a sua coerência dentro do próprio sistema.

A cultura é dinâmica, isso significa que ela está em constante mudança. Essa mudança é possível pois o ser humano tem a capacidade de questionar seus hábitos e muda-los conforme sua necessidade. Algumas culturas mudam de forma mais rápida, outras de forma mais lenta, isso depende dos fatores que vão influenciar nessa mudança.

É possível afirmar que existem dois tipos de mudança cultural. Uma mudança interna, que resulta dos questionamentos e mudanças dos próprios membros da cultura, nesse caso, a mudança pode ser bem lenta. E uma externa que ocorre, devido à interação com outros sistemas culturais. Essa ultima costuma ocorrer de forma mais rápida, algumas vezes até mesmo mais brusca.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com