TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Metodologia do Trabalho Cientifico

Por:   •  5/9/2020  •  Resenha  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo dos tópicos 2.1,2.2 e 2.3 do livro;

Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico

 

          A obra, lançada no ano de 2013, pela editora da Universidade Feevale, é a 2° edição de uma coleção de trabalhos que abordam o tema ciência no campo acadêmico. De autoria de Cleber Cristiano Prodanov ( doutor em história social-1998- pela Universidade de São Paulo- USP) e Ernani Cesar de Freitas ( pós-doutor em linguística aplicada-2011- pela Pontifícia universidade Católica de São paulo- PUC SP), o livro apresenta para o leitor assuntos de grande relevância acadêmica, pois, enfatiza como prosseguir corretamente com os procedimentos e organização de projetos de pesquisa, pesquisas científicas, artigos científicos, ensaios e resenhas. No entanto, o presente resumo tera enfoque nos tópicos 2.1 (definições de ciência), 2.2 (critérios de cientificidade) e 2.3 (conhecimentos popular e científico), uma vez que, foram objetos de estudos e leituras para o componente curricular de metodologia científica.

          De início, no item 2.1 (definições de ciência), os escritores buscam uma definição para a palavra ciência, por isso, procuram apoio na visão de renomados pensadores e filósofos. Com a junção das afirmações de Trujillo Ferrari e Lakatos & marconi, os autores procuram não só um significado para o termo em questão, mas sobretudo conceituar o conhecimento científico, entretanto, também citam o sociólogo Pedro Demo, que vai ao contrário dos demais intelectuais já mencionados, já que ele não pretende definir o conhecimento científico, mais sim, apontar o que ela (a ciência) não seria, logo, segundo ele ciência não é senso comum, não é sabedoria ou bom senso,não é ideologia e nem mesmo uma regra em específico. Os autores, tentam discutir esse tema ao longo do texto de forma simples,clara e objetiva, logicamente, de primeira vista parece ser muito simplista apenas procurar o significado de uma palavra, mais não é, pois trata-se de um conteúdo, muitas vezes abstrato, que faz uso da etimologia e filosofia, logo, com o decorrer do tempo, uma palavra, pode (e muitas vezes tem) diversas definições e conceitos, decorrente de inúmeras visões diferentes que variam com o contexto de cada período ou época, os autores, ainda falam no fim do tópico que ´´Apesar das diversas definições de ciência, seu conceito fica mais claro quando se analisam suas características``, abrindo assim caminho para o próximo subcapítulo que dá sequência a essa discussão.

          No próximo tópico, o 2.2 (critérios de cientificidade), é discutido as características da ciência. Os autores, permanecem nas afirmações de Pedro Demo, e agora que é sabido o que não é o conhecimento, eles arriscam dizer o que pode ser. Demo fala que a ciência tem estreita ligação com o ´´questionar``, ou seja, o método do questionamento, que para o sociólogo, esse método é a articulação de discurso com consistência e com capacidade de convencimento. Para que esse discurso seja considerado científico deve ser lógico, coerente e sistemático, logo, Demo procura sistematizar esses critérios que costumeiramente aparecem nos textos científicos, sendo eles: objeto de estudo bem-definido e de natureza experimental, objetivação, discutibilidade, observação controlada dos fenômenos, originalidade, coerência, sistematicidade, consistência, linguagem precisa, autoridade por mérito, relevância social, ética e intersubjetividade; Esses critérios, formalizam a ciência e afirmam que o questionamento é puramente fazer ´´ciência``. Nesta segunda parte, os autores, após procurarem a definição de conhecimento, tentam se aprofundar ainda mais no assunto, dessa vez procuram o que a caracteriza-a, logo, ao meu ver ciência é a forma de se adquirir conhecimentos através de métodos, partindo de um questionamento, visando um resultado objetivo. Ademais, os autores afirmam que não há apenas um conhecimento, mais outros, conforme Sposito(2004,p.75), existem quatro tipos de conhecimento, sendo, o religioso, o filosófico, o popular e o científico,e no subcapítulo final que dá sequência ao texto, os autores irão discutir os dois últimos conhecimentos, a fim de chegarem a uma decisão derradeira sobre ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com