TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resoluções de limites ( Métodos quantitativos I )

Por:   •  7/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

EAD – Ciências Contábeis UFPE
Atividade - Capítulo 2 - Giddens - Sociedade e Cultura

Aluno: Alexandre Agostinho da Silva
1 Cada sociedade terá apenas uma cultura?
Sim. Cada povo tem uma cultura própria. Cada sociedade elabora sua própria cultura e recebe a influência de outras culturas. Todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, possuem cultura. Cultura é conceituada como o conjunto de formas e expressões que caracterizarão no tempo uma sociedade determinada. Pelo conjunto de formas e expressões, entende-se e inclui os costumes, práticas comuns, crenças, regras, normas, códigos, vestimenta, religião etc.
3
Qual é a relação entre a identidade pessoal e as nossas identidades sociais?
Estas formas de identidade estão intimamente relacionadas. Por identidade social é compreensível as características que os outros atribuem a um indivíduo. Médico, mãe, estudante, professor, africano. Ao mesmo tempo, posicionam essa pessoa em relação a outros indivíduos com quem partilha os mesmos atributos. As características para determinar a identidade pessoal podem ser vistas como marcadores que indicam, de um modo geral, quem essa pessoa é. A negociação constante do indivíduo com o mundo que o rodeia ajuda a criar e moldar a sua noção de identidade. O processo de interação entre o eu(identidade pessoal) e a sociedade(Sendo vista como identidade social) contribui para ligar o mundo pessoal e o mundo público. Embora o contexto cultural e social seja um fator que dá o molde à identidade pessoal.

5 O que impede o desenvolvimento do Terceiro Mundo?
Embora os países de Terceiro Mundo possam englobar pessoas com um modo de vida tradicional, São países objeto de colonização, e que se encontram num nível mais baixo de desenvolvimento industrial são, no entanto, muito diferentes de formas anteriores de sociedades tradicionais. Impede desenvolver-se pois os seus sistemas políticos seguem um modelo de sociedade ocidental - isto é, são estados-nação. Embora a maioria da população viva ainda em áreas rurais, muitas destas sociedades passam por um processo de rápido desenvolvimento urbano. Embora a agricultura permaneça a principal atividade econômica, hoje em dia as colheitas são produzidas para serem vendidas no mercado mundial, e não para consumo interno. Os países em vias de desenvolvimento não são simplesmente sociedades que se deixaram atrasar em relação às regiões mais industrializadas. São, em grande parte, o resultado do contato com a industrialização ocidental, que minou os sistemas tradicionais anteriores.
6 Qual a importância dos grandes líderes para os processos de mudança social? 
Os grandes líderes fazem alguns fatores importantes na mudança social moderna terem predominância, como o caso da expansão do capitalismo industrial, do surgimento dos estados-nação centralizados da industrialização da guerra e a emergência da ciência e os modos de pensamento crítico ou racional.

2º.  Na sua opinião é possível falar em diferentes “culturas contábeis” no Brasil atual ou no momento já se tem uma forma padronizada de prática contábil? Complete sua resposta mostrando elementos da ciência contábil que possam  ilustrar sua resposta?

Creio que exista uma linha a seguir mas sem termos uma padronização específica, desse modo vemos várias culturas contábeis no Brasil. Baseado no termo Cultura, acima citado: “Cada sociedade elabora sua própria cultura e recebe a influência de outras culturas.” Como exemplo, prático: Uma empresa através de seu contador lança com ousadia uma forma de contabilizar dados, valores de tal entidade, e lança de forma inovadora tal método. Com isso condicionalmente essa maneira tendo sucesso, ganha conhecimento e assim outras empresas incorporam tal metodologia podendo desenvolver novas técnicas para então tomar corpo uma “nova cultura contábil.” Possível pensar que essas culturas podem ser também importadas de países distintos para determinado estado nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (744.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com