TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respeito as Diferenças; Diga Não ao Bullying.

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Barbara Larissa M. Cunha RA: 7297594404.

Cleia de Sousa Cavalcante RA: 9978020330.

Karoline Silva Leandro RA: 2100394283.

Maria José da Silva Santos RA: 7707632503.

Neide Parreira Dias Bueno RA: 7536589227.

Plano de Ação

Respeito as Diferenças; Diga Não ao Bullying.

 TUTOR (a) EAD: Renata Silva de Oliveira

TUTOR (a) PRESENCIAL: Adriana Alves da Silva

Unidade de Ensino: Taguatinga FACNET.

Curso: Serviço Social

Semestre: 6º

Disciplinas: Competências Profissionais;

Movimentos Sociais;

Participação e Controle Social;

Planos e Projetos de Intervenção;

Politicas especiais.

Taguatinga (DF) FACNET, 03 de junho de 2016.

INTRODUÇÃO

A ORIGEM DO BULLYING E O PRECONCEITO.

Ao estudar e pesquisar sobre o tema do nosso desafio, notamos que e amplo e de serias relevâncias e indispensável o destaque do que é mencionada e colocada em pauta o que abordaremos neste contexto a importância do entendimento e o esclarecimento do que vem ser esse fato.

     Já iniciando o assunto é considerado que qualquer tipo de violência contra as crianças adolescente e uma seria violação de seus direitos as crianças e Adolescentes são vitimas de abusos físicos e emocionais, não somente nos seus bairros como também na escola em sua própria casa, estudaremos uma maneira de amenizarmos quadro grave desse problema, acreditamos que e preciso dar, mas atenção a esse caso e entendermos mais de perto e tomamos medidas para acabarem com o bullying, umas das medidas e identificar politicas programas e estratégias que ajudem que seja na escola no bairro ou no ambiente virtual, isto e um problema que afeta milhões de crianças e adolescentes nos dias de hoje.

     Deixaremos bem claro neste contexto qual a importância de esclarecer o nosso interesse e real preocupação sobre o caso-o nosso compromisso e melhorar a vida dessas vitimas promovendo campanhas creram que a maior e a melhor e primeira campanha será a que começa com cada pai de família conversando e explicando sobre o bullying para seus filhos, dizendo que não os aprovam qualquer atitude de denegrir a alguém e que todos merecem ser tratados com respeito. A segunda começando a ouvir o que os filhos têm a dizer o que acham sobre o bullying se a cometemos se e vitima, sabendo identificar se o seu filho esta sendo vitima de bullying, caso esteja acontecendo procure a comunicar com o que esta cometendo o ato, pois com aconselhamento e esclarecimento as causas que o bullying pode levar a uma pessoa. E necessário salientar o valor de cada um mostrando ambos os lados que todos somos iguais respeitando suas diferenças e aprimorando a essa questão como maior objetivo.

    Sabendo-se que pessoas que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas sofrer de algum tipo de trauma isolamento ou queda do rendimento escolar e influenciando traços da personalidade em todos os níveis, e podendo vir a afetar a saúde mental dos adolescentes ocorre quando o adolescente e mais vulnerável as agressões verbais ou morais causando angustia e dor e o pior causando uma forma de exclusão o social, em alguns casos afetam de tal maneira que alguns optem por soluções trágicas, como suicídio. Devemos tomar cuidados e entendemos quais os reais motivos que levam o autor de bullying a escolher seu alvo: suas características mais comuns são: timidez, pouca sociabilidade, autoestima baixa e insegurança e não por causa da sua aparência, ou seja, não e penas só pelo preconceito que se inicia um caso de bullying, o autor e motivado por possuir freios morais, falta-lhe respeito ao próximo e pouco lhe foi ensinado sobre limites, cidadania, ações e justiça.

Justificativa

Algum usuário da ONG vem apresentando comportamento agressivo, isto esta prejudicando o convívio social e a harmonia do local. Tal comportamento impulsionou-nos a buscar alternativas para que tal fato não se agravasse. Pesquisando e estudando sobre o assunto surgiu à ideia de desenvolver um trabalho com o tema: respeito às diferenças, diga não ao bullying. Para possibilitar o conhecimento e provocar a sensibilização nos usuários com a intenção se sintam incluídos apesar de seres diferentes.

     Para isso e preciso que os colaboradores ou voluntários fiquem a par de necessidades para que desenvolvam o trabalho de maneira eficaz, que sejam orientados como identificar e esclarecer sempre que se deparar com tal situação que não e licito naquele ambiente. Não aceitando que o bullying torne algo corriqueiro na instituição.

Público alvo

Usuários, família de usuários colaboradores e voluntários da ONG visando a atingir todos que frequentam a instituição para melhor resultado.

Objetivo geral

Promover o esclarecimento sobre as questões singulares de cada ser que o faz ser diferente, mas não inferior ou superior aos demais.

Objetivos específicos

Provocar o conhecimento sobre os diversos tipos de bullying, mostrando que eles prejudicam a convivência;

  • Colaborar para a socialização entre os usuários da ONG.
  • Conscientizar os usuários sobre os malefícios do bullying.
  • Estimular neles as possíveis estratégias para reverter o bullying.
  • Compreender como se sentem aqueles que sofrem com o bullying.
  • Elaborar comportamentos eficazes contra o bullying.

Metodologia

Contribuir para a prevenção de casos de bullying, exclusão social e comportamentos intolerantes e discriminatórios, através de filmes, palestras, apresentações de slides, brincadeiras, jogos, documentos e folhetim informativo.

Recursos Necessários

Humanas: psicólogo psicopedagogo, pedagogo, assistente social, colaboradores voluntários, estagiários.

Materiais: computador, cartolinas, aparelha de DVD Datashow, canetas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com