TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Psicologia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Resumo De Psicologia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  3.888 Palavras (16 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 16

Texto 1 - Psicologia ou psicologias?

São vários campos de trabalho e várias metodologias.

Psicologia do senso comum, cotidiano, o que nos mostra que estamos vivos:

Mesmo o mais especializado dos cientistas quando sai de seu laboratório está submetido à dinâmica do cotidiano. O que importa é a praticidade e a solução rápida para os problemas que se apresentam no dia a dia, usando conhecimentos de antepassados ou mesmo por tentativas e erros.

Esses conhecimentos acumulados chama-se senso comum.

A psicologia cientifica:

Antes de qualquer coisa a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade.

O que é ciência? A ciência compõe-se de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (que chamamos objeto de estudo). A ciência aspira objetividade.

Um novo conhecimento é sempre produzido a partir de algo anteriormente desenvolvido

Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento.

Objeto de estudo da psicologia

O objeto de estudo da Astronomia são os astros, da Biologia são os seres vivos, simples de o cientista se manter distante do objeto. Com a Psicologia não é assim, pois o objeto de estudo é o ser humano, mas também o é da Economia, Antropologia.

- Objeto de estudo específico da Psicologia:

São diversos! (No sentido mais amplo é o ser humano, ou melhor, diversos seres humanos)

Pode ser o comportamento humano, o inconsciente, consciência humana ou personalidade por exemplo. Isso ocorre, pois a Psicologia estuda um ser histórico que está em constante mudança, e também pelo fato do cientista ter a possibilidade de confundir-se com o objeto que está estudando.

- Subjetividade como objeto da Psicologia

Criando e transformando o mundo (externo) o homem constrói e transforma a si próprio.

A síntese que a subjetividade representa não é inata ao ser humano, ele a constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural, e faz isso ao mesmo tempo em que atua sobre o mundo.

Subjetividade é automoldável

Estudar a subjetividade é tentar compreender a produção de novos modos de ser;  a  subjetividade não cessará de mudar.

Ciência e senso comum:

- O senso comum e a realidade

- || e o conhecimento espontâneo e intuitivo do cotidiano

- || e a absorção de noções da ciência

- Outras áreas de conhecimento

 

Psicologia específica

- O que é ciência e suas características

- Objetos de estudos da Psicologia

 - A subjetividade como objeto para a Psicologia

- A constituição da subjetividade no ser humano.

 

 

Texto 2- O que é a Psicologia do desenvolvimento?

Área da Psicologia que estuda mudanças de comportamento da relação do individuo com o meio e do meio com o indivíduo.

Representa a abordagem para a compreensão da criança e do adolescente através da descrição e exploração das mudanças psicológicas.

Até época relativamente próxima do sec. XX as crianças só recebiam tratos especiais quando em idade precoce, mas a partir dos 3, 4 anos de idade já eram tratados como pequenos adultos participavam de tudo como se já fossem adultos.

No séc. XX se iniciou efetivamente o estudo cientifico da criança.

Elaboração de escalas de desenvolvimento, com o estudo dos comportamentos específicos de cada faixa etária, assim o desenvolvimento de cada criança poderia ser medido e comparado ao esperado.

Freud com a psicanálise de adultos com vários tipos de perturbações, descobria sobre o desenvolvimento da personalidade da crianças e com a constatação de que certos acontecimentos vivenciados na infância eram os determinantes principais de distúrbios de personalidade na idade adulta. Mesmo estudando pouco a criança em si fez contribuições para essa ciência.

A partir de um equipamento inicial (inato) o sujeito vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua própria maturação (fisiológica, neurológica e psicológica) que, em contato com as exigências e respostas do meio (físico e social) levam à emergência desses comportamentos.

a)      Observar e descrever os fenômenos (exemplo: choro, agressão, linguagem, solução de problemas, etc.).

b)      Explicar os fenômenos. Explicar quais os processos subjacentes, quais os mecanismos psicológicos internos que atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos comportamentais.

Pretende estudar o Como e por que aparecem certos comportamentos.

Uma teoria do desenvolvimento se constitui num conjunto de conhecimentos teóricos que oferecem subsídios para a explicação dos comportamentos observados.

A psicologia do desenvolvimento é uma disciplina básica dentro da Psicologia, pois permite conhecer e trabalhar tanto com as crianças como com os adolescentes e adultos. São inúmeras as aplicações da pratica dessa ciência (auxiliar o educador, o assistente social, etc.).

Texto 3 – A teoria Psicanalítica

Sigmund Freud (1856-1939): formando em medicina séc. XIX, em Viena. Conheceu o tratamento de pacientes através da hipnose e passou a se interessar por mecanismos psicológicos.

Conceitos básicos:

Instinto: Representação psicológica de uma fonte somática, interna de excitação.

                Quatro propriedades:

1.       Fonte ou origem – excitação somática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com