TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Psicologia

Casos: Resumo De Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 11

Conceitos

.

O behaviorismo foi uma parte da psicologia que nasceu nos Estados Unidos. Tal palavra deriva do inglês behaviorism, tendo como tradução e significa na língua portuguesa conduta, comportamento. O behaviorismo faz parte do estudo da mente humana na psicologia e é a teoria psicológica que agrupa a psicologia objetiva e a análise comportamental, que são os objetos de estudos que melhor são adotados pela ciência da psicologia.

Os behaviviorista afirmam que os processo mentais internos não são mensuráveis ou analisáveis sendo portanto, de pouca utilidade e para a pscicologia empríca.

A observação comportamental e sua descrição possui uma posição inversa da teoria da introspecção.Para a psicologia, o comportamento é entendido pela análise gerada a partir das respostas aos estímulos e do comportamento humano.Apesar de colocar o comportamento como objeto da psicologia, o behviorismo, foi , desde Watson, modificando o sentido desse termo. Hoje, não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece. Portanto, o behoviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo e suas respostas e o ambiente as estimulações.

A análise do comportamento do behoviorismo de Skinner tem influenciado muitos psicólogo, conhecido como behoviorismo radical, baseada na formulação do comportamento operante, que foi baseada no comportamento respondente que usualmente chamamos de “não-voluntário” e inclui as resposta que são eliciadas produzidas por estímulos antecedentes do ambiente.Concluindo este estudo Skinner teoriza outro tipo de relação do individuo com seu ambiente, qual viria a ser nova unidade de análise de sua ciência.o comportamento operante, esse tipo de comportamento caracteriza a maioria de nossas interações como ambiente.

O comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço aos mais sofisticados, apresentados pelo adulto.

O behoverismo tem apresentado em diversas áreas uma dela na educação, são conhecidos como métodos de ensino programado, o controle e a organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia. Entretanto outras áreas também têm recebido a contribuição das técnicas e conceitos desenvolvidos pelo behoverismo, como de treinamento de empresas, clínicas psicológicas, o trabalho educativo de crianças excepcionais, a publicidade e outras mais. No Brasil, talvez a área clínica seja, hoje a que mais utiliza os conhecimentos do behoviorismo.

Resenha do filme Laranja Mecâmica

O filme Laranja Mecânica relata o comportamento rebelde de um jovem burguês cuja violência era um meio de diversão, Alex personagens do filme interpretado por Malcom McDowell, mostra um jovem inteligente apreciado da 9º sinfonia de Beethoven, mais de comportamento ultraviolento.

Alex, não desperta interesse com as pessoas ao teu redor com mentira, engana os pais para não ir à escola, a noite sai com amigo burguês, para pratica violência bater em mendigos, bêbados, invade casa entre ou tipo de violência Em uma das suas invasões Alex e traindo pela sua gangue e condenado 14 anos prisão por matar uma mulher. .Já na cadeia Alex, descobre que há um novo método, ainda em teste, com seu cinismo habitual, Alex se torna voluntário do tal projeto, chamado de Tratamento Ludovico. Este tratamento consiste em condicionar a pessoa a se afastar da violência. Diversos filmes de violência e sexo são passados a Alex, que recebe medicamentos que o fazem se sentir mal durante as exibições, assim, ele associa o mal-estar à violência, e toda vez que tenta praticar algum ato violento, passa mal.

Depois de ter cumprido dois anos de prisão ele é liberado na condição considerado um sucesso no início, mas logo começa a gerar diversos problemas. Sem a capacidade de se defender, e de ter sido desalojado por seus pais, vagando pelas ruas, ele encontra uma velha vítima - um idoso, morador de rua - e dois de seus antigos droogs (agora policiais) que o espancam e quase o matam afogado.

Ele se tornou um fantoche, perdeu sua identidade e foi largado de volta na sociedade, que não acreditou na sua mudança, pois considerava que o homem já nascia pronto, incluindo a personalidade, os valores, os hábitos, as crenças, o pensamento, a emoção e a conduta social, e quis vingar todo o mal que o mesmo havia causado.

Gestalt

A Teoria da Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo. Que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos (e não o contrário, como se pensava antes). E que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito.

Kurt Lewin colocado como pioneiro de Gestalt, nasceu a sua Teoria de Campo. Entretanto não podemos considerar Lewin como um gestalista, já que seguira outro rumo. O principal conceito de Lewin é o espaço vital, que ele define como a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento. O que Lewin concebeu como campo psicológico foi o espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta não somente o indivíduo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes.

Resenha do filme A Vida de Solteiro.

O filme retrata abundantemente inicio dos anos 90. É um filme de comédia romântica, com varias histórias paralela sobre jovens no começo da vida adulta, que estão preocupadas em se firmar em suas carreiras e, principalmente em encontra um amor.

Priorizando o amor, amizade, as relações sociais, a incerteza em relação ao futuro, ou seja, a vida principalmente o amor de geração que parece um pouco perdida com o que o futuro reserva pela frente tudo de forma sutil e romântica sem cair no melodrama.

A história central do filme e passada e um prédio onde vários moradores freqüentam uma mesma cafeteria. O filme relata a história de suas pessoas que se conhece em um show de rock e acabam se apaixonando, neste prédio também há outro casal, o rapaz roqueiro que prefere ter um relacionamento aberto com sua aparceira, mas ela esta a procura de um amor, ela não aceita este tipo de relação e acaba decidido fazer um implante de seios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com