TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crítico do Filme - O contador de Histórias

Por:   •  9/5/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO – UFERSA

DISCENTE: Jefferson Joares Bezerra de Medeiros

O filme é da década de 70, baseado em fatos reais, na cidade de Belo Horizonte, onde o personagem, Roberto Carlos Ramos mora com a mãe e nove irmãos na favela. A mãe, então o levou para a Fundação Estadual do Bem-estar do Menor - FEBEM, acreditando que o filho possuiria melhores perspectivas de vida e ainda podendo se tornar médico, advogado ou engenheiro. Na instituição, Roberto Carlos usou sua criatividade para ganhar mais comida e atenção, e também aprendeu a impor a moral entre os presos, mas quando ficou adolescente, foi transferido para outra instituição com regras mais rígidas. Para escapar dos castigos corporais, ele e os outros presos descobriram o mundo das drogas e da pequena criminalidade, fugindo em todas as oportunidades, suas ações eram rotuladas como incuráveis.

Discutir narrativas no processo de ensino e aprendizagem das escolas pode ampliar reflexões sobre questões culturais, sociais e políticas. Entre fugas e ocupações de instituições para crianças pobres e abandonadas, Roberto vai construindo sua própria identidade ao conviver e vivenciar experiências com meninos de rua. Sua vida começou a mudar quando conheceu uma professora de francês que fazia pesquisa na FEBEM. Ela proporciona a Roberto novas experiências, mudando gradativamente suas representações sociais. Esta narrativa cinematográfica reflete como as identidades e representações sociais são construídas com base na experiência vivida, e como elas podem mudar quando apresentadas a novas formas de ver o mundo e agir.

Pode-se ver um momento de grandes mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas, e as discussões sobre a situação da criança e do adolescente são cada vez mais relevantes. Como resultado dessas mudanças, a escolaridade passou a desempenhar um papel importante nessa situação. Diante dessa perspectiva, os estudos defendem que a escola deve ser um ambiente de diversidade que promova ferramentas intelectuais básicas para uma melhor compreensão das questões sociais.

Eles também enfatizam a quebra de barreiras disciplinares, permitindo a passagem por diferentes áreas do conhecimento, considerando que uma determinada disciplina não abrange todas as possibilidades de compreensão de um objeto conhecido. Esta análise crítica levanta a possibilidade de uma ação pedagógica na escolarização, especialmente a partir de abordagens de análise.

Do ponto de vista behaviorismo, é possível analisar que a mudança de comportamento do menino se deve aos estímulos negativos a que está exposto, e para se impor tem que se comportar como os outros meninos.

Diante desse contexto e concentra no comportamento, isso indicaria a interação entre o indivíduo e o ambiente. Afirma que o comportamento é sobre interações estímulo-resposta, independente da aprendizagem, que são respondentes. Pode-se deduzir que a fuga ocorreu seguindo a seguinte lógica: se eu sofrer violência na FEBEM, então eu vou fugir para lá; se eles me pegarem de volta, eu vou fugir de novo.

O filme trata de influência do behaviorismo, por exemplo, mostra a cena após a troca das bandeiras (por faixa etária - 7 a 14 anos), em que Roberto Carlos e seus amigos estão sentados no chão, soltando palavrões que sabem que "precisam fazer parte da multidão e pareça ser forte".

Nesse sentido, o cenário em questão, está intimamente relacionado ao behaviorismo radical na medida em que mostra um comportamento que é determinado por seu ambiente em que há necessidade de ter esse comportamento para sobreviver e o que isso faz com eles: "Eles precisam fazer parte da gangue e pareça durão" como diz a cena. Outra cena em que fica clara a relação com o ativismo é quando o protagonista diz a “Cabelinho de Fogo” que quer entrar para a quadrilha porque quer ser como ele e já roubou, fumou maconha, etc.

Uma peça importante neste contexto foi a Pedagoga Margherit que desde do início, o respeitou, o que ele não estava acostumado. Aos poucos, foi ganhando sua confiança, adota-o, ensina-o a ler e o incentiva a dar asas à sua imaginação que ele se mostra riquíssimo ao longo do filme. A professora leva dedicação a Roberto tais como a casa, comida, educação, disciplina, carinho e muito trabalho. Considerando o caminho percorrido por Roberto, seus impulsos e vícios foram fortemente curados, mas a relação e convivência dos dois é aos poucos um ajuste.

Após alguns meses de convivência com a professora, Roberto se alfabetizou e recebeu o mínimo de educação que precisava, mas nem tudo dura para sempre e chegou a hora da professora voltar para a França. Porém, ela decidiu adotar Roberto como filho e o levou consigo para seu país de origem.

Roberto iniciou seus estudos reais, indo para a Universidade e graduando-se em Pedagogia. Anos depois voltou ao Brasil, à casa da mãe biológica, e contou-lhe toda a história, e ela ficou encantada por ele ter se tornado professor, por ter conquistado um futuro digno, diferente da vasta realidade da maioria dos jovens, pobres e negros da época.

Mas agora, ele está de volta como professor com uma mentalidade e propósito totalmente diferentes para realmente fazer um bom trabalho como educador e ajudar as crianças locais a terem a oportunidade de viver como ele.

Algumas reflexões deste filme parecem razoáveis, mas uma reflexão muito importante é a que se trata do contraste entre as instituições da FEBEM e as atitudes docentes dos educadores. Por um lado, uma pedagogia autoritária, centrada no cumprimento de regras, sem respeito ou empatia com os alunos, e por outro lado, temos total sensibilidade, compreensão, envolvimento e cuidado com nossas crianças.

Jean Piaget afirma, apontando que a fase mais importante da vida, e a que os pais e familiares devem dar mais atenção, é a infância e a adolescência, pois é o período mais criativo de uma pessoa, e se não estiver, pode ser incentivado a usar no futuro. Na FEBEM, Roberto não teve toda a atenção que precisava e, com isso, acabou se tornando uma pessoa mais "fechada", o que naturalmente o impediu de se aproximar e aceitar novas pessoas em seu mundo, razão pela qual inicialmente rejeita Margaret porque ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com