TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FILME FREUD ALEM DA ALMA

Casos: RELATÓRIO FILME FREUD ALEM DA ALMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  2.008 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do Filme: Freud Além da alma

Freud Além da Alma, trata das descobertas de Freud tomando como base suas próprias experiências psicanalíticas pessoais, como por exemplo, a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, fundamentando-se na própria relação com seu pai morto. O Diretor do filme, John Huston, lançando mão do roteiro escrito por Jean-Paul Charles Aymard Sartre (1905 – 1980), com uma linguagem metafórica e onírica mostra muito bem o conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar no obscuro inconsciente de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável. Na verdade, Freud temia encontrar a sua própria essência, através de seus estudos, nos outros.

O filme serve como boa introdução para se compreender as etapas percorridas por Freud para elaborar a teoria e chegar ao método de tratamento psicanalítico.

Para a medicina,antes de Freud, a histeria era tratada como infecciosa e portanto de origem orgânica. O paciente não se recorda de nada já que sofre de uma trauma psicológico que são idéias presas a sua mente, podendo ser traumas de infância, como é mostrado no filme. Os médicos reagiram com repudio e tratavam a hipnose como método não cientifico, considerando isto um método do demônio.

Charcot era um médico e cientista, e foi quem influenciou Freud a delinear a idéia de um inconsciente que funciona junto ao consciente, mesmo que tenha iniciado esse processo de tratamento de neuroses, através da hipnose, técnica que sofreu Resistência por parte da maioria dos medico da época. Charcot concluiu que a hipnose seria um método não somente revolucionário mas também eficiente no tratamento e na cura das perturbações psíquicas, em especial a histeria.

Para Freud, Charcot era um libertador, por ter analisado o homem profundamente adoecido . Preocupado com a questão do sofrimento de seus pacientes e, tentando aplacar sua dor, Freud segue a doutrina de Charcot e utiliza a hipnose em seus estudos sobre histeria.

No ano de 1886 Charcot tentar mostrar que a doença mental divide o pensamento em duas linhas. O paciente de nada se recorda pois sofre de uma trauma psicológico que são idéias presas a sua mente. Através da hipnose se chega no inconsciente, onde os sintomas permaneciam, e então através de sugestões a mente pode eliminar ou criar os sintomas. O estado hipnótico é uma simulação diferente da cura.

Na verdade, Charcot havia se tornado um hábil hipnotizador, e aplicava sua técnica no sentido de induzir no paciente às manifestações próprias da histeria, uma doença mental associada a manifestações físicas, tais quais enrijecimento do corpo e espasmos musculares. Algumas aulas e demonstrações de Charcot se constituíam num grande espetáculo à parte onde ele podia usar a hipnose para criar numa pessoa sadia sintomas como tremores, paralisia, insensibilidade à dor histeria e, por outro lado, podia igualmente aliviar os sintomas dos pacientes histéricos mediante sugestão hipnótica. Isso deslumbrou Freud, tendo inicialmente sido influenciado profundamente por Charcot.

Quando Freud volta a Viena, ele leva consigo suas novas idéias, em que o pensamento humano está no plano do inconsciente. Lá, os médicos não aceitam suas idéias, defendendo a idéia de que a hipnose é um método não científico, por isso não era aceita.

Já o doutor Breuer aceita e confia nas idéias de Freud e lhe conta seu caso com a paciente chamada Cecily, no qual através da técnica de hipnotizar a pessoa, curou sua insônia descobrindo que Cecily estava apegada ao sonho em que via seu pai.

Breuer autoriza Freud de acompanhar seu caso. Ao ver uma dessas sessões, a que Breuer vai conduzindo Cecily a falar sobre seu sonho, a garota conta sobre uma xícara e que seu cachorro estava bebendo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com