TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Filme - Freud Além Da Alma

Pesquisas Acadêmicas: Analise Do Filme - Freud Além Da Alma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 4

Freud Além da Alma

O filme tem a intensão de mostrar a teoria psicanalítica Freudiana do inconsciente, onde Freud tenta penetrar o campo mais obscuro da mente humana. O filme destaca como surgiu a psicanalise, o inconsciente, a teoria da sexualidade infantil, o caráter sexual das neuroses e o principio da transferência.

Tudo iniciou quando Freud foi à Paris assistir uma apresentação e fazer estudos de Dr Charcot sobre pacientes com histeria. Durante a apresentação Charcot hipnotiza dois pacientes com casos diferentes de paralisia, os faz acreditar que estão curados e se comportam normalmente sob o efeito da hipnose. Nesse momento Freud pensa na existência de um inconsciente da mente, que nossos atos não são controlados apenas por nossos pensamentos e consciência, mais também por desejos inconscientes ligados a uma memoria não acessível.

Freud segue as pesquisas sobre hipnose e o inconsciente com o Dr Breuer e passa a acompanha-lo com seus pacientes e a atender os seus próprios pacientes. Freud assume o caso de Cecilly inicialmente tratada pelo Dr Breuer que através da hipnose consegue resolver vários de seus problemas inclusive seu problema com a agua, porém não o da visão. Freud consegue descobrir a verdade sobre a morte do pai de Cecilly e ela recupera a visão.

Quando Freud assume o caso de Cecilly percebe que a paciente cria uma relação de transferência entre seu terapeuta Dr Breuer, e por tal motivo não se deixa hipnotizar, e a posição recalcadora com seu sistema objetal (boneca) que deveria ser de angustia é de prazer. Freud tenta um caminho alternativo para o inconsciente, através de atos falhos e da interpretação dos sonhos de Cecilly, método que se mostra muito eficaz. Assim nasce a psicanalise.

Freud começa a desenvolver a teoria a respeito da sexualidade infantil e consegue prova-la em todos os casos, inclusive o seu em que ele era apaixonado por sua mãe e tinha raiva inconsciente de seu pai, pois o separava de seu objeto de amor.

Para Freud a origem das neuroses está diretamente ligada a questões de desordem na sexualidade; repressão, traumas..O que vem a descobrir após um sonho o seu complexo de Édipo em relação a seu pai, percebendo assim que as neuroses podem surgir desde a infância.

Laranja Mecânica

-No nosso ponto de vista a laranja significa um ser normal e Mecânica é controlado, mecanizado. Então da pra interpretar que o personagem Alex era um ser humano comum so que criminoso, e por escolha própria se ofereceu de cobaia para fazer parte de um experimento novo, a partir dai ele passou a ser controlado, manipulado, incapaz de agir por vontade própria..

-Há vários fatores que podem determinar o caráter bom ou mau. Acredito que ser bom ou mau pode não ser uma escolha, por exemplo: Um psicopata , a pessoa já nasce com uma predisposição a psicopatia, porém ela pode não ser uma pessoa violenta, e isso dependerá das relações sociais, nesse caso a experiência influencia nas escolhas dentro do ambiente que a pessoa vive.

“O homem é vitima da era moderna”

Na verdade os dois são vitimas, porque o homem que modifica a era, consequentemente ele se transforma conforme o passar das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com