TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Do Filme Freud Além Da Alma

Artigos Científicos: Avaliação Do Filme Freud Além Da Alma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 2

Em “Freud Além da Alma” podemos evidenciar, vários pontos de reflexão sobre a psicanálise e seus efeitos sobre a psique humana. Ver o próprio médico (Freud), evoluir e ir descobrindo novos caminhos para suas teses, ao mesmo tempo em que ele mesmo ia se descobrindo como ser e profissional, nos leva a refletir sobre o nosso próprio “eu”; quem somos na realidade? O próprio Freud em ser o primeiro psicanalista, ou seja, sendo ele o primeiro a julgar atos impulsivos e histéricos dos pacientes como uma doença psíquica e não um ato de falta de caráter daquelas pessoas, retrata um homem que teve que ir aprendendo e se descobrindo por si só. Com muita coragem e intelecto.

Isso nos leva a pensar como professor, que cada individuo atuante no âmbito escolar, traz consigo uma carga emocional das mais variadas e divergentes. Por tanto, não podemos nos colocar como negligentes e não nos portar em analisar certos comportamentos e expressões de determinados alunos, para conseguirmos uma melhor relação social, intelectual, dentro e fora de sala de aula.

Na passagem em que Freud, se não conseguindo entrar no cemitério, vemos o próprio médico tendo um abalo psicológico e sua postura imediata é de tentar resolver a si mesmo. Nunca de recusar a encarar seus próprios pesadelos, não sendo um hipócrita com sigo mesmo, e as pessoas a sua volta. Vemos aqui, e tomamos por exemplo disto, que nós, aspirantes a professores, muitas vezes devemos nos analisar, nos conhecer melhor, enfrentar os desafios que o cotidiano de uma vida escolar nos oferece. Buscar sempre encontrar novos caminhos e meios para aplicação dos processos ensino/aprendizagem. Pois a imagem do professor refletirá no caráter do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com