TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Emoções: Entre o Orgânico e o Psíquico, Wallon

Por:   •  9/4/2020  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

GALVÃO, Isabel. Emoções: entre o orgânico e o psíquico. In: ______. (org.). Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 4 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000, 39-47 p.

        A autora aborda no início do texto a visão de Wallon sobre o estudo das emoções, que este é de suma importância para debater ideias e dialogar no campo da Psicologia, ele diz que as teorias clássicas são insuficientes para total compreensão das emoções.

        Mostra as teorias clássicas de Kantor, Lapicque e Cannon, que colocam a emoção em uma lógica linear, e qualquer coisa que ultrapassa essa definição é ignorada.

        Para Wallon, as emoções devem ser compreendidas e estudadas na forma de reações organizadas que se relacionam diretamente ao fator físico humano, como o sistema nervoso central e seus centros de controle das emoções, assim como as reações físicas expressas no rosto e postura. Diz que apenas com uma análise genética, que se compreende seus significados. A autora mostra que o foco principal de Wallon era a análise das emoções da criança e como ela a expressa com sua ação no meio humano.

        Mais adiante introduz a ideia do desenvolvimento infantil das emoções no seu primeiro ano de vida. Abordando as reações primárias do bebê e sua forma de se relacionar com o meio humano, para satisfazer assim as suas necessidades. Explica a comunicação das pessoas próximas com o bebê, que é baseada em gestos e expressões. Também aborda a transição para a fase em que essas reações se tornam intencionais, e não mais impulsivas, com o tempo se desenvolvem emoções mais bem definidas.

        Explica as diferenciações da afetividade e emoção, que emoção é uma parte das tantas manifestações de afetividade, mas todavia, possuem características bem diferentes. Diz que as emoções alteram as funções orgânicas e expressões físicas. Mostra que nos bebês a afetividade é vivida como sensações corporais, expressas com emoções e sentimentos. Destaca que Wallon dá muita atenção às respostas físicas das emoções.

        Segundo Wallon, a emoção necessita da relação humana e é altamente contagiosa, ela pode modificar o meio e os indivíduos que o integram, assim, aumenta a sua frequência e manifestação, mas também pode se extinguir nos casos em que a reação não produz o retorno necessário ao indivíduo, já que muitas emoções desabrocham na necessidade de plateia. A característica coletiva da emoção que induz a coesão de um grupo. Mostra que o indivíduo funde-se ao grupo, estabelecendo uma sintonia imediata.

        E assim como as pessoas adultas utilizam as emoções para promoverem sua aceitação e integração em um grupo, o bebê a utiliza como seu primeiro meio de adaptação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (449.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com