TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henri Wallon - Resumo

Por:   •  20/4/2016  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  2.826 Visualizações

Página 1 de 2

                Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em 15 de Junho de 1879 em Paris na França, formou –se em filosofia, medicina e psicologia. Atuou no exército francês em 1914 cuidando de pessoas com distúrbios psiquiátricos e em 1931 trabalhou como médico em instituição psiquiátrica onde se dedicou a crianças com distúrbios neurológicos e psiquiátricos, onde levou seu interesse a psicologia da criança e em 1925 fundou seu laboratório para pesquisa e atendimento a crianças com deficiência. Em 1929 tornou –se professor na Universidade Sorbonne e Vice- presidente do grupo francês da Educação nova que revolucionou o sistema de ensino na França, onde com outros educadores fez o projeto conhecido como “Projeto Langevin-Wallon” e esse projeto era construir uma educação mais justa para uma sociedade mais justa. Em 1948 lançou a revista Enfance apoio para professores e pesquisadores e que segundo dados é publicada até hoje. Faleceu em 1962 em Paris.

             Wallon tornou –se conhecido pelo seu trabalho científico sobre a psicologia do desenvolvimento. A teoria psicogenética de Wallon propõe estudar o indivíduo por completo, analisando seus aspectos cognitivo quanto ao afetivo e motor. Valorizava a relação professor – aluno como elementos principais no processo de desenvolvimento da pessoa completa e em cada fase de desenvolvimento humano a utilização de procedimentos pedagógicos teria que ser diversificado para cada idade de formação, pois a cada fase as formas de pensar e de afetividade diversificava conforme seus estágios e a escola não se deve limitar somente a instrução pedagógica mas sim a pessoa inteira, por completo.

          Wallon valorizava que na idade escolar que é por volta dos 6 a 7 anos de idade é importante para o desenvolvimento social da criança o trabalho em grupo para qual a criança aprenda a assumir e dividir responsabilidades e ter uma aproximação com o outro. E o professor deve ficar atento a esses trabalhos em relação a diversidade como a não –aceitação, discriminação e o estrelismo, e é importante também que o professor diversifica estes grupos para o convívio com outras crianças por questão de afinidades para que não se tenha a formação de panelinhas. Para professor a formação desses grupos não se deve somente desenvolver conteúdos e trazer conhecimentos novos, mas sim observar aos processos de aprendizagem, desenvolvimento, troca de conhecimentos e experiências facilitando a integração afetiva e cognitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com