TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Erick Erickson

Por:   •  1/5/2017  •  Resenha  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  1.522 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia da Personalidade

Prof.: Jose Paulo Andrade Araujo

FICHAMENTO

Erik H. Erikson

Referência: HALL, Calvin S., LINDZEY, Gardner, CAMPBELL, John B. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Teorias da personalidade. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. Cap. 4 e 5.

  1. Resumo

Erikson foi o principal teórico que, após a morte de Freud, trabalhou arduamente para elaborar e ampliar a estrutura da psicanalise e reformular seus princípios para um entendimento do homem moderno. Debruçou-se principalmente na revisão do conceito freudiano de instinto e nas influencias das mudanças históricas no processo de análise. As contribuições mais significativas de Erikson se incluem sob dois aspectos: 1) uma teoria psicossocial do desenvolvimento, da qual emerge uma concepção ampla de ego e 2) estudos psico-histórico que exemplifiquem sua teoria psicossocial nas vidas de indivíduos famosos. Sua teoria do desenvolvimento psicossocial faz uma correlação entre a maturação física e mental com as influencias do ambiente social do individuo, todavia não exclui a relevância da teoria psicossexual de Freud nem a cognitiva de Piaget para a compreensão da personalidade. Além disso, a personalidade é construída do nascimento à velhice, através de estágios com características comportamentais especificas, mas que não seguem uma cronologia rígida nem são estanques, uma vez que a consolidação doe um estagio depende da superação do anterior, sendo o período da adolescência mais marcante, porque marca a transição da infância para vida adulta, onde emergem as crises e confusões de identidade.

  1. Citações:

“O desenvolvimento avança em estágios – oito, ao todo, segundo o esquema de Erikson. Os primeiros quatro estágios ocorrem durante o período de bebê e da infância, e os três últimos durante os anos adultos e a velhice. Nos textos de Erikson, é dada uma ênfase especial ao período da adolescência, pois é nele que se faz a transição da infância para idade adulta. O que ocorre durante esse estagio é de maior importância para a personalidade adulta. Identidade, crises de identidade e confusão de identidade são indubitavelmente os conceitos mais conhecidos de Erikson.” (p.168)

“Esses estágios consecutivos, devemos observar, não seguem um esquema cronológico rígido. Erikson achava que cada um esquema cronológico tinha seu próprio ritmo cronológico, e que seria enganador especificar uma duração exata para  cada estagio. Além disso, um estágio não é atravessado e então deixado para trás. Em vez disso, cada estagio contribui para a formação da personalidade total.” (p.168)

“O núcleo de cada estagio é uma “crise básica”, representando o desafio que o contato com uma nova faceta da sociedade traz para o ego em desenvolvimento”. (p.168)

“Como demonstra a discussão precedente dos estágios de vida de Erikson, ele dotou o ego de várias qualidades que vão muito além de qualquer concepção psicanalítica previa do ego. Essas qualidades são confiança e esperança, autonomia e vontade, diligencia e competência, identidade e fidelidade, intimidade e amor, generosidade e cuidado, e integridade.” (p.176)

“O tipo de ego descrito por Erikson pode ser chamado de ego criativo, embora ele não usasse essa palavra. O ego pode encontrar, e realmente encontra, soluções criativas para novos problema que o assediam em cada estagio da vida. [...] O ego, de fato, lucra com o conflito e com a crise. Ele pode ser, e normalmente é, o mestre e não o escravo do id, do mundo externo e do superego.” (p.176)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com