TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Mal - Estar na Civilização

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  1.599 Visualizações

Página 1 de 3

No livro Freud nos traz um leque de questionamentos, suposições e ideias para conseguir explicar a busca incansável do ser humano de procurar felicidade e a sua grande insatisfação e dificuldade de encontrar essa felicidade, o homem está o tempo todo sendo afetado por diversos tipos de sofrimento e frustrações. Mesmo que todas as condições sejam favoráveis para a busca e realização do prazer, com o avanço da cultura e da tecnologia e o bem que elas propiciam, o homem se encontra sempre infeliz e contra a civilização. Freud faz uma critica a civilização, que ela é responsável por todas as regras e proibições que levam o ser humano a negarem seus verdadeiros desejos, ela é a fonte de todo sofrimento e ele afirma que ela é uma verdadeira desgraça. Pensando em acordo com a suposição dele, isso é a mais pura verdade, porque a civilização com todas as suas regras acaba por inibir o homem e impedi-lo de buscar o que de fato saciará seus impulsos, prazeres. É como se ela estivesse sempre trazendo algum tipo de desconforto e insatisfação para o ser humano, tornando impossível a busca pela verdadeira felicidade os levando a procurarem maneiras paliativas de lidarem com isso.

Uma dessas maneiras paliativas de buscarem felicidade e satisfação pode ser a religião, o ser humano está constantemente preocupado em encontrar o motivo e o proposito da vida, e viver sem saber disso pode ser totalmente frustrante, então apenas a religião pode trazer essa resposta, talvez seja esse o motivo de as pessoas se apegarem tanto a ela, e ser considerada como tendo esse sentimento “oceânico”. Talvez porque a religião traga essa ideia de um pai protetor que está sempre ali nos dizendo que existe um bem maior e que todo sofrimento não será eterno, mas algo muito melhor nos espera futuramente, isso acaba por trazer certo alivio a tantos desejos reprimidos que consequentemente trarão dor e desconforto. Ponto interessante onde ele fala que todos nós agimos como paranoicos, e acabamos mudando algum aspecto do mundo que nos desagrada e que é insuportável para a realização de um desejo e transformamos isso em algo mais fácil com o qual poderemos lidar uma ilusão que nos trará felicidade. Para Freud ai é onde se classificam as religiões, um delírio de massa.

A civilização ditou maneiras de o homem olhar e sentir os seus desejos sexuais, porque o homem é agressivo e sexual por natureza, por instinto, porém ele não pode agir assim como e onde quiser então a sociedade e seus valores existem na intenção de poder podar e controlar tais atitudes, então se for parar para analisar a civilização tem o seu lado fundamental e positivo. O homem tem de lidar com toda essa pressão da sociedade, mas também de sua própria consciência, pois ao ter determinadas vontades e desejos ele próprio pode se penalizar, e achar errado os instintos que está tendo. Surge também um sentimento de culpa desencadeado por toda repressão dos instintos de agressividade, o ego absorve essa agressão e usa contra si mesmo, onde surge o superego, que usará toda essa raiva contra a própria pessoa, causando assim sentimentos de culpa.

Diante disso o homem se vê obrigado a achar maneiras substitutivas para lidar com essas situações, podendo ser utilizando a sublimação das pulsões, o uso de substâncias tóxicas, o amor, trabalho, é ai onde podem surgir às neuroses, as pessoas criam situações ilusórias para lhe causarem um prazer momentâneo, entretanto causarão sofrimento futuro e também dificuldades, pois através dessas situações criadas ele passa a fazer a projeção disso nos seus relacionamentos, e se frustra porque ninguém corresponde a essas projeções. Para Freud a maior forma de sofrimento talvez esteja nos relacionamentos que os homens mantem uns com os outros, frustrações nessa área podem ser mais difíceis de lidar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com