TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Memória

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC[pic 1]

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC/UBÁ

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – 1° PERÍODO

NATÁLIA DE OLIVEIRA SILVA

ANÁLISE DO CAPÍTULO 8: MEMÓRIA

UBÁ

2018

Em um primeiro momento o autor cita os três estágios da memória que são a “Codificação, Armazenamento e Recepção”. Segundo ele a Codificação refere-se a transformação da informação em algum tipo de código ou representação que a memória pode aceitar; o Armazenamento refere-se a retenção da informação codificada; e a Recuperação refere-se ao processo pelo qual a informação é recuperada da memória. Ambas são de total importância, a recuperação torna-se mais lenta a medida que o número de itens na memória de operação aumenta.

O autor fala um pouco também sobre a “memória de operação” e a “memória de longo prazo”. A memória de operação é utilizada na resolução de várias tipos de problemas, e ela pode servir também como estação intermediária para a memória permanente. Já a memória de longo prazo geralmente é códificada segundo seu significado, diferente da memória de operação ela pode ficar armazenada por mais tempo. Segundo o autor muitas vezes pode acontecer de ter esquecimento na memória de longo prazo e isso se da por causa de falhas na recuperação, ou seja, a informação está lá, mas não pode ser encontrada. Ele fala também sobre a memória construtiva, definindo-a como memória que é construida a partir de inferencias bem como das informações de estímulo.

Segundo o Autor existe também mais dois tipos de memória. A explícita e a implícita. A memória explícita ele define como o tipo de memória que manifesta na recordação ou reconhecimento nas quais conscientemente recontados o passado; já a memória implícita para ele se refere-se ao tipo de memória que se manifesta como uma melhora de alguma habilidade perceptiva, motora ou incógnitiva sem recordação consciente das experiências que levaram a melhora.

Ao meu ver a memória é de suma importância em nosso cotidiano, pois é nela que armazenamos várias coisas, como por exemplo nossas lembranças, medos, incertezas entre outros.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ATAKISON, Introdução à psicologia. 13a edição. Porto Alegre: Artes médicas, 2002. Pg.288-326

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com