TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO PSICOLOGIA SOCIAL: CONCEITOS E HISTÓRICO

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIÃO METROPOLITANA DE ENSINO E CULTURA

RESUMO PSICOLOGIA SOCIAL: CONCEITOS E HISTÓRICO

Aluno: Nathália Queiroz Menezes

Curso: Psicologia

Matrícula: 474247444

ITABUNA/BA

2018

RESUMO PSICOLOGIA SOCIAL: CONCEITOS E HISTÓRICO

Trabalho a ser entregue a professora Samara Pitombo pela aluna Nathália Q. Menezes para obtenção de crédito na disciplina de Psicologia Social do curso de Bacharelado em Psicologia.

Coordenadora do Curso:

Gleicimara Queiroz Klotz

ITABUNA/BA

2018

A Psicologia Social se preocupa com as manifestações comportamentais na interação entre indivíduos, ou na tentativa dessas interações. Esse conceito é trazido pelo psicólogo brasileiro Aroldo Rodrigues (2000), o qual afirma que a integração social, a interdependência entre indivíduos, o encontro social são objetos de estudos investigados por essa área, que pode ser definida como o estudo científico da psicologia dos seres humanos nas suas relações sociais.

Nasce na segunda metade do século XIX, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países. A ideologia do capitalismo é algo em comum entre a Psicologia Social não soviética com a Sociologia burguesa, não reduzindo a psicologia burguesa a sua função ideológica, se ocupa também de problemas reais, e dispõe de métodos para elaborar a informação científica.

Segundo Rodrigues, alguns autores traçam dois caminhos distintos para a Psicologia Social, um tenta atender as necessidades de forma geral da Psicologia; o outro, atende a política das classes dominantes, sendo assim, fica difícil afirmar que a mesma estaria mais próxima da Psicologia ou da Sociologia.

Alguns autores reforçam o surgimento da psicologia social graças aos êxitos das diversas Ciências Sociais, entretanto, reconhece que não é o bastante para concretizar essa prática; os interesses ideológicos e políticos da burguesia influíram nesse pensamento que reforça a ideia da Psicologia Social como um ramo da Sociologia burguesa. Pariguin (1972) afirma que a mesma vai além desse caráter ideológico que alguns estudiosos tentam impor, seria medíocre acreditar em uma psicologia que trata do social atender apenas aos interesses da minoria.

Fugindo um pouco dessa análise simplista, para I.S. Kon a psicologia do meado do nosso século ignorava os fatores sociais e a natureza especifica da consciência coletiva. Em 1895, o cientista social francês Gustave Le Bom (1841-1931) apresentou seu pioneiro trabalho sobre “a Psicologia das Multidões”, sejam quais forem os indivíduos que compõe um grupo, semelhanças ou não em relação ao seu modo de viver, suas ocupações, seu caráter e sua inteligência, encaixam-se na posição de mente coletiva que os fazem sentir, pensar e agir de maneira muito diferente do sujeito que atua individualmente, esse o qual sentiria, pensaria e agiria diferentemente do coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com