TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Cap 1e 2 De Comportamento Organizacional Anhanguera

Artigos Científicos: Resumo Do Cap 1e 2 De Comportamento Organizacional Anhanguera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 1

Não importa o curso que você fez, seja lá qual for à única finalidade é contribuir nos conhecimentos para que possamos ter uma vida melhor, educação deveria ser útil. A teoria baseia-se em três proposições 1ª - As pessoas não são iguais afinal elas não possuem as mesmas mentes ou os mesmos pensamentos, 2ª - Um processo educacional funciona com maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração, 3ª - Não é possível tratar todas as pessoas baseada numa forma única de inteligência. Conceito de Inteligência: habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais. No inicio Howard Gardner estabeleceu uma lista com os critérios que ajudam a formar um conjunto de inteligências:

1. Lingüística

2. Lógico-matematica

3. Musical

4. Corporal

5. Intrapessoal

6. Interpessoal

7. Espacial

Logo depois ele incluiu na lista inteligência naturalista, inteligência espiritual e inteligência existencial.

Paulo Freire rejeita os métodos tradicionais de educação, de seu ponto de vista, não passam de processos de domesticação, capazes de transformar pessoas potencialmente brilhantes em monótonos burocratas. A estratégia para conseguir uma consciência crítica seria a aprendizagem baseada em técnicas de solução de problemas, ao que Freire chama educação problematizante. Uma organização de aprendizagem é formada por um grupo de pessoas que procuram, em bases contínuas, aprimorar sua capacidade de criar seu próprio futuro.

O tipo de inteligência medida pelo QI é algo muito estreito e pobre.

Inteligência Emocional: coloca a emoção no centro das atitudes necessárias para a aprendizagem do bem viver. Emoções fora do controle impedem o bom funcionamento do intelecto, nossas emoções podem ser administradas. A aprendizagem é um processo. O efeito da aprendizagem – uma modificação relativamente permanente no comportamento.

Uma organização de aprendizagem é composta por um grupo de pessoas que procuram em bases suas capacidades de criar seu próprio futuro. Sócrates compara o trabalho da parteira com seu trabalho como educador.

A aprendizagem é um processo. As características de uma educação que considera o indivíduo como sujeito ou objeto da aprendizagem podem ser transferidas ao nível social.

A importância do papel do mestre não é ser apenas um fornecedor de informações, mas alguém que contribuiu para que seus discípulos sejam capazes por ai mesmos de gerar e construir seu próprio conhecimento. A aprendizagem é um processo, um movimento contínuo e dinâmico no qual o aprendiz enfrenta a realidade de maneira critica. Idéia central é que a teoria e a pratica são uma única coisa que está entrelaçada e interligada. O objeto de estudo e pesquisa deixam de ser a pessoal e passa a ser a situação interpessoal. As características de uma educação que considera o indivíduo como sujeito ou objeto da aprendizagem podem ser transferidas ao nível social

Capítulo 2

“Muito do comportamento que hoje nós vemos em uma típica organização industrial não é uma conseqüência da natureza humana; é uma conseqüência da forma como nós organizamos, da forma como nós gerenciamos as pessoas.”

Douglas McGregor, the Professional Manager

São à força de trabalho, as pessoas que dão sustento a produção constante e de qualidade o atendimento que motiva os indivíduos os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente entra em jogo. É exatamente essa área se chama de Comportamento Organizacional.

Os Elementos Essenciais para o Comportamento Organizacional são:

A pesquisa, pois o Comportamento Organizacional necessita tanto investigação quanto aperfeiçoamento para se manter viável e útil.

A interdisciplinaridade, já que Comportamento Organizacional não é ser considerada uma disciplina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com