TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre a disciplina historia da psicologia

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Na disciplina História da Psicologia estudamos a psicologia do desenvolvimento que explica algumas atitudes que a criança pode vir a tomar em sua fase adulta.

Esse estudo começou há séculos atrás quando as crianças ainda eram tratadas como adultos, participando de tudo que ocorria na comunidade. Vários foram os estudiosos que escreveram sobre o assunto, mas Freud, talvez com seus métodos, foi o mais importante. Ele mostrou que os primeiros anos de vida de uma criança podem afetar sua formação de personalidade e mental.

A psicologia infantil é então o estudo de eventos que aconteceram durante a infância da pessoa e que pode levar a explicação de algumas atitudes na vida adulta.

Outro fundamento do humanismo renascentista foi a convicção de que o mundo natural é o reino do homem. Esse naturalismo conduziu paralelamente a afirmação do valor espiritual do homem que o torna livre, a exaltação do valor do corpo e dos seus prazeres, se o homem não nasce com seu destino predestinado ele deve se formar e educar. Nasce a necessidade do “cuidado de si”.

2 HISTÓRIA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO

        Na disciplina História da Psicologia vimos sobre Descartes e seu ceticismo. Ele foi considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da história do pensamento ocidental e foi um dos idealizadores do método científico. Já em filosofia vimos as noções introdutórias de filosofia e ciência. Quando encontramos um método experimental para responder as questões tratadas pela filosofia ela deixa de ser filosofia e se torna ciência.

3 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

        Na disciplina História da Psicologia estudamos um trecho que diz que a colocação do homem no centro do mundo nos traz ainda a ideia de que todas as coisas existem para sua contemplação e uso. Torna-se natural para o homem matar animais ou devastar a natureza na medida de seu interesse. Uma educação ambiental que não leva em conta o meio ambiente em sua multidimensionalidade biológica, social e cultural está fadada a ser um processo educativo perpetuador dos sistemas político-econômicos.

4 HOMEM E SOCIEDADE

        Na disciplina História da Psicologia estudamos o homem e sociedade, que diz que como “ciência do homem”, a Antropologia toma o homem, isto é, o ser humano, no sentido integral de homem e mulher, da coletividade, mas também de espécie da natureza e de ser da cultura e da razão, como objeto de estudo. Figueiredo observa a peculiaridade dessa posição do homem. Ele é o centro, ele é livre para tornar-se o que quiser, mas ele não é propriamente nada.

6 PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO

        Na disciplina História da Psicologia vimos em psicologia ciência e profissão que na tese de Figueiredo, os diversos projetos de psicologia poderiam ser compreendidos como herdeiros de três tendências básicas, que, aliás, quase sempre apresentam elementos de mais de uma delas combinados. Se pensarmos na psicologia como um todo, ela estuda fenômenos bastante variados, como a mente, o inconsciente, o comportamento, as relações humanas etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com