TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo a Historia da Psicologia

Por:   •  24/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

A História da Psicilològia

A Psicologia no Brasil teve início na década de 1920, quando o médico psiquiatra Juliano Moreira criou o primeiro laboratório de psicologia experimental do país, na cidade do Rio de Janeiro e também se tem os primeiros registros na época colonial estudos específicos sobre os saberes psicológicos realizados por Massimi (1997, 1990, 2004), durante a inclusão religiosa. A partir daí, a psicologia começou a se desenvolver e se estabelecer como uma disciplina científica no país.

É uma área de estudo e prática que tem uma presença significativa no Brasil, devidamente regulamentada por Lei desde 1962 e só pode ser exercida por profissionais que possuem formação específica em Psicologia, registrados nos conselhos de classe, portanto é necessário cursar uma graduação em Psicologia.

Os profissionais formados em Psicologia podem atuar em diversas áreas, como psicologia clínica, psicologia organizacional e do trabalho, psicologia escolar, psicologia social, entre outras áreas em campo público ou privado.

A area de pesquisa em Psicologia no Brasil é bastante ativa, com a produção de pesquisas em diversas áreas, como saúde mental, psicologia do desenvolvimento, psicologia social, promovem ações de defesa da ética e dos direitos dos profissionais e dos usuários dos serviços de Psicologia, incluem-se diversas abordagens teóricas, como a psicanálise, o behaviorismo, a abordagem humanista, a cognitivo-comportamental.

Passando por diversas transformações ao longo do tempo, desde a psicologia behaviorista até as abordagens mais contemporâneas, como a psicologia positiva e a psicologia cognitivo-comportamental. A disciplina também se tornou cada vez mais multidisciplinar, integrando conhecimentos da neurociência, da biologia, da antropologia, entre outras áreas e hoje a psicologia é reconhecida como uma profissão essencial para a promoção da saúde mental e do bem-estar da população brasileira.

Porém podemos citar nesse contexto algumas contradições que podem ser verificadas de maneira mais clara nas posições políticas acerca da psiquicologia no Brasil, pois é uma área em constante evolução e desenvolvimento, mas também tem sido o foco de muitas críticas e controvérsias ao longo dos anos, que incluem:

Muitas vezes, a psicologia brasileira tem sido criticada por seguir um modelo médico de atendimento, que se concentra em diagnosticar e tratar transtornos mentais. Isso tem levado a uma medicalização excessiva e a uma falta de atenção às questões sociais e culturais que influenciam a saúde mental.

O processo de formação em psicologia no Brasil é muito teórico e pouco prático, o que pode limitar a capacidade dos profissionais de aplicar seus conhecimentos na prática. Além disso, há uma falta de padronização no processo de formação e certificação, o que pode levar a diferenças significativas na qualidade dos serviços prestados.

Embora haja uma crescente conscientização sobre a importância da saúde mental no Brasil, muitas pessoas ainda não têm acesso aos serviços de psicologia devido à falta de recursos financeiros ou geográficos. Além disso, muitos serviços públicos de saúde mental são subfinanciados e subutilizados, o que pode limitar a qualidade do atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com