TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos De Psicologia

Casos: Resumos De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 9

Resumos

1) Gestalt

Geralmente define-se a Gestalt como Psicologia da forma do Todo. A Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do TODO através das partes, e sim das partes através do TODO. “O Todo é diferente da soma de suas partes”. A Gestalt surge como contraponto à Psicologia fragmentada ( que estuda as partes ) de Wundt e Titchener que defendiam o associacionismo. Seus fundadores foram: Max Wertheimer - Kurt Koffka - Wolfgang Köhler. Existem dois processos distintos na percepção sensorial: um, a sensação que corresponde à pura percepção física dos elementos de uma configuração (o formato de uma imagem ou as notas de uma música), que é particular do objeto percebido; e o outro, a percepção, que seria representação mental através do qual os elementos, agrupados, excitam áreas do cérebro e adquirem sentido (a forma visual ou a melodia da música), que já é particular do trabalho mental do homem. Um dos objetivos principais da percepção é obter uma “fixação” precisa do mundo, assim uns podem perceber a figura, outros o fundo. Este movimento senso-perceptivo depende da “compreensão” do todo da figura. Nossa Organização Perceptiva busca sempre um equilíbrio, o que a Gestalt chama de “LEI DA PREGNÂNCIA” As figuras são vistas de um modo tão “bom” quanto possível, sob as condições do estímulo.

A boa figura é uma figura estável. Perls é um de seus representantes e defende outras teorias psicológicas:

•Proximidade – os elementos próximos no tempo ou no espaço tendem a ser percebidos juntos. Ex: 3 pares

•Similaridade - Sendo as outras condições iguais, os elementos semelhantes tendem a ser vistos como pertencentes à mesma estrutura.

•Direção - Tendemos a ver as figuras de maneira tal que a direção continue de um modo fluido. Para Gestalt é fundamental a auto percepção presente e imediata que o indivíduo tem de seu meio. Os neuróticos são incapazes de viver no presente pois carregam cronicamente consigo situações inacabadas, o que Perls chamou de (gestalten incompleta). Sua atenção é, pelo menos em parte, absorvida por estas situações e eles não têm nem consciência e nem energia para lidarem plenamente com o presente.

2) Psicologias em Construção

Do Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise surgiram muitas outras tendências teóricas, como: Behaviorismo Radical, Behaviorismo Cognitivista, Fenomenologia, Existencialismo, Gestalt Terapia, Psicologia Analítica, Reichiana, Psicanálise Kleiniana e Lacaniana. Como podemos perceber a Psicologia é uma ciência que continua em constante evolução.

Partindo deste princípio o autor aborda uma vertente teórica que surgiu no início do século 20 e que demorou alguns anos para ser disseminada na Europa e nos Estados unidos, a Psicologia Sócia Histórica.

Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade.

Em sua teoria Vygotsky formula que não se pode considerar que homem amadurece em suas funções sozinhas, que são potenciais que ele já tinha, e que simplesmente floresceram. Mas sim que todo crescimento humano é fruto de sua interação com o meio social e cultural onde ele vive, e mais que todo homem está apto a desenvolver qualquer atividade.

A abordagem sócio histórica busca a síntese do homem como ser biológico, histórico e social. Vygotsky sempre considerou o homem inserido na sociedade e fruto dos processos sociais, históricos e culturais.

3) A psicologia em desenvolvimento

Esta área de conhecimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta.

• O desenvolvimento humano

Refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda vida.

• A importância do estudo do desenvolvimento humano

Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.

• Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.

Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.

Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.

Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

• Aspectos do desenvolvimento humano

Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex.: A criança que leva a chupeta à boca.

Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex.: A criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.

Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situações.

Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ex.: Quando em um grupo há uma criança que permanece sozinha.

Não é possível encontrar um exemplo “puro”, porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente.

• A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget

Este autor divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento.

Neste período, o que de mais importante acontece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com