TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do destino do destino

Resenha: Revisão do destino do destino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Resenha  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme Um Golpe do Destino

Um golpe do destino baseia-se na história do Dr. Jack McKee, um renomado cirurgião de um grande hospital. Arrogante e antiético. O médico se referia a seus pacientes como números, leitos ou patologia. Nenhuma forma de tratamento humanizado era percebida na sua forma de prática médica e em sua posição privilegiada dentro do hospital, pregava a seus residentes que nenhum laço de apego ou envolvimento com os doentes deveria ser criado; seu lema era: “corta, entra e sai, sem nenhum envolvimento”.

Essa falta de envolvimento do Dr. McKee também era sentida pela família. Tão raro sua presença em casa, que quando acontecia, esposa e filho se surpreendiam. Sua vida era totalmente voltada ao trabalho.

Um dia, depois de vários sinais de que havia algo errado com sua garganta, o doutor foi diagnosticado com tumor maligno na laringe. Incrédulo e assustado ouviu de um jeito frio e mecanicista da colega de equipe que estava com câncer. Desse momento em diante a vida do médico teve uma grande reviravolta. Passou da posição de médico poderoso para o papel de um simples paciente.

O médico confiante e controlador passou então a ter que

respeitar filas de espera, preencher formulários e aguardar sua vez de atendimento da mesma maneira que os outros pacientes. Sentiu na pele a indiferença dos profissionais da saúde em relação a sua dor, seu sofrimento. Fora atingido pelas deficiências do sistema que adota um tratamento desumanizado, focado na doença, sem levar em consideração a situação psicossocial do enfermo.

O Dr. então vivenciando o dia- a- dia, agora como paciente e não como médico, foi percebendo o quão errado estava, o mal que causara a seus pacientes toda vez que os tratava como números. Foi percebendo a importância de ouvir o paciente, explicar os procedimentos, levar em consideração seu estado fragilizado pela doença.

Em sua casa também o médico percebeu que apesar de sensibilizados com sua doença, esposa e filhos que sempre foram mantidos à distância, agora tinham dificuldade de aproximação, causando conflitos intrafamiliar.

Passando pelas mais terríveis experiências de doença e morte do dia- a dia no hospital, o médico conheceu uma paciente com câncer terminal no cérebro que lhe fez ver a vida de uma forma diferente. A jovialidade, a beleza e a forma de valorizar as pequenas coisas da vida, despertou no Dr. sentimentos de respeito, consideração e bondade pelas pessoas.

O comportamento distante, prático e mecânico do médico em relação a equipe, pacientes e família deu lugar a atitudes baseadas na ética, no respeito e na consideração.

O filme ressalta bem essa mudança

e comportamento do profissional no que diz respeito a postura, como a de seus alunos, a dos pacientes, a figura em primeiro lugar, a imagem em primeiro lugar. A despersonalização dos pacientes fica nítida e com o passar do filme o Dr percebe a necessidade da empatia, de antes de você atender, você deve ser atendido. A falta de sensibilidade, o fato do indivíduo não avaliar as conseqüências e não haver inocência, o uso do senso comum, são situações que se enfatizam no decorrer do filme.

A diferença do inicio do filme para o final é que ocorrendo uma mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com