TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Gestão Integrada De Destinos Turísticos

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso: Gestão Integrada De Destinos Turísticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 QUESTÕES..........................................................................................................4

3 CONCLUSÃO......................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O turismo, explorado de maneira consciente, é de extrema importância para qualquer região que deseje utilizá-lo como fonte de renda. Um planejamento voltado para tal impede a criação de uma estrutura desordenada, que, com o passar do tempo, irá dissolve-se e não chegará ao objetivo proposto.

Um planejamento baseado na sustentabilidade, desenvolvimento da região e com projeção de crescimento a médio prazo é necessário para a ascensão da vila de Fazenda Nova no cenário turístico mundial. A mobilização de governo e sociedade se faz necessária para que esse potencial turístico não se perca com os anos, o que seria prejudicial principalmente para a comunidade local.

Vejamos a seguir algumas idéias e sugestões para o desenvolvimento turístico dessa região, de forma sustentável e duradoura.

Questões

1. Escolha de um plano para o desenvolvimento turístico da vila de Fazenda Nova

Segundo pesquisas realizadas sobre a vila de Fazenda Nova, percebemos um potencial turismo mal aproveitado e/ou administrado. Nos perguntamos como um lugar com um teatro com dimensões gigantescas, conhecido mundialmente, e com uma estância hidromineral pode estar em dificuldade para desenvolver o turismo na região? A resposta é simples: falta de planejamento.

Com base nas informações obtidas montamos um plano estratégico para o desenvolvimento turístico local. Isso se faz necessário porque é algo que envolve sociedade e governos municipal, estadual e federal. Um planejamento a curto prazo não irá solucionar o problema da vila de Fazenda Nova, uma vez que é necessário obras de infraestrutura, cursos de capacitação para a comunidade local e investimentos de empresas privadas, e isso leva algum tempo.

2. O planejamento estratégico, respeitando o meio ambiente e os princípios éticos da cultura local

Em primeiro lugar, é necessário analisar os potenciais turísticos da região. A estância hidromineral é de extrema importância, pois é um atrativo para todo o ano. Já a cidade-teatro atrai milhares de pessoas na semana santa, e já é o principal evento da cidade nessa época do ano. A festa de Sant’Ana também é um potencial turístico, atraindo muitos romeiros para a o evento religioso. A história do casal Epaminondas e Sebastiana Mendonça também deve ser explorada, levando os turistas a conhecerem a história da região. A culinária nordestina não pode ser descartada como potencial turístico. Com os sabores dos pratos típicos, os restaurantes podem atrair muitos apreciadores da boa comida.

As pessoas da comunidade devem ser capacitadas e treinadas para receberem os turistas da melhor forma possível. Cursos de idiomas e cursos práticos como hotelaria, gastronomia não podem faltar numa cidade empenhada em aumentar o turismo em sua região.

É de responsabilidade da prefeitura e a criação de pontos de informações turísticas e pelo menos, uma casa de cultura ou memorial contando um pouco sobre a história da cidade.

3. Características socioeconômicas da região

A Vila de Fazenda Nova é um distrito pertencente ao município de Brejo da Madre de Deus. Têm uma população de cerca de quarenta e cinco mil pessoas, sendo a faixa etária predominante de pessoas de vinte a vinte e cinco anos. A maioria da população possui ensino fundamental e grande parte ensino médio.

As características sócio-econômicas, da Vila de Fazenda Nova são voltadas hoje principalmente para a cultura do teatro livre, conhecido internacionalmente pela representação artística da Paixão de Cristo. Outras atividades que compõe a economia local são encontradas, como a agricultura, artesanato, comércio e hotelaria com pousadas.

3.1 O planejamento estratégico

Depois de analisado os potenciais turísticos, é preciso agora investir em infraestrutura para a cidade. As estradas que dão acesso a cidade devem estar em perfeitas condições, e para isso é necessário o empenho das autoridades locais, mobilizando o governo estadual e federal. Isso já é uma obrigação do governo, mas, por vários motivos que é melhor não mencionar, não é cumprido de forma eficaz.

Seria muito interessante se fosse formada uma comissão para o desenvolvimento desse planejamento estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com