TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de gestão de pessoal

Trabalho acadêmico: O processo de gestão de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de Pessoas è um processo onde pessoas estão sendo inseridas nas organizações para a melhoria da mesma com o propósito de reinvenção ou de reestruturação aonde cada vez mais vem sendo influenciando pelas mudanças decorrentes de um mercado competitivo.

Atualmente, as organizações bem- sucedidas percebem que para crescerem é necessário de investimentos, principalmente o dos empregados. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa.

Gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

Existem três fundamentos em gestão:

• As pessoas como seres humanos, com personalidade e sentimentos, com suas histórias, conhecimentos, habilidades e atitudes que são importantes nas organizações.

• As pessoas impulsionadoras que utilizam a sua inteligência, talento pró-atividade, criatividade, compromisso e renovação constante em um mundo de desafios e mudanças e buscando crescimento.

• As pessoas parceiras das organizações doado o seu conhecimento e seu capital humano, em busca de conhecimento e reconhecimento, retorno salarial e promoções.

Os gestores precisam estar preparados para as mudanças, com o objetivo de colocar parte das práticas tradicionais e as inovadoras com as tecnologias avançadas dentro das organizações e atuando assim com o novo conceito inovador de gestão de pessoas.

MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Mudança Organizacional é qualquer alteração da ordem existente, sendo ela planejada ou não que ocorre dentro das organizações decorrente de fatores internos ou externos.

As pressões originadas pelo ambiente competitivo do mercado têm exigido das empresas mudanças constantes, de forma rápida e ampla onde seus efeitos podem ser positivos ou negativos.

Com as mudanças no mercado de trabalho, as organizações buscam mais do que recursos de produção, mas também, investem principalmente em seus trabalhadores.

Como as pessoas constituem a sua principal vantagem competitivas, a empresa precisa investir nelas, desenvolve-las e ceder-lhe espaço para seus talentos.

É fundamental nas organizações à aplicação destas mudanças de acordo com o crescimento e situação de cada empresa, podendo ser alterado por um modelo de estrutura organizacional adotada.

A gestão de pessoas tem como base seis processos dinâmicos que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. São conjuntos de atividades estruturadas e destinadas para obter bons resultados juntos com o cliente em cada produto.

É necessário que o gestor tenha uma visão ampla para conseguir com que os funcionários não tenham divisão de pensamentos diante das mudanças das organizações para segmentar e separar, pois existem projetos que vêem ao longo prazo e outros com curto prazo de evolução, a substituição por uma nova maneira de organizar a empresa.

O processo de reestruturação deve envolver a organização como um todo, focando nas partes mais afetadas e procurando e buscando corrigir as partes onde não foram atingidas.

Portanto, podemos considerar que um dos maiores desafios para os administradores neste século XXI será a administração das mudanças organizacionais, já que a mudança organizacional é uma obrigação necessária para qualquer empresa conseguir sobreviver no mercado.

TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Esse filme relata a vida das pessoas após a crise de 1929, que levou a maior parte da população a fome e desemprego. Nesse filme retrata a vida de Carlitos, que ao conseguir um emprego em uma grande indústria, transforma em líder grevista ao conhecer uma jovem quem se apaixona.

Com o filme podemos vê as transformações com a chegada das máquinas, e a industrialização e na atividade artesanal doméstica, o operário conhecia todas as fases da produção e assim tinha a divisão do trabalho e o aumentando a produção.

Com isso o ser humano foi inferiorizado no qual o produto valeria mais que o operário, cumprindo a jornada de trabalho de 14 e 15 horas com salário baixos, e toda a família sem alternativa buscava o mesmo trabalho.

Mostra também a condição de miséria da família e a luta do chefe da família em busca de melhores condições de trabalho e salários, criando uma caixa de resistência na qual todos os operários devem contribuir, e com isso acabam mudando a visão dos demais operários e a forma de se relacionar.

Com a nova visão os funcionários começam a incomodar os patrões, como os represaria decidem diminuir o salário dos operários e não dão a mínima importância com relação à saúde dos trabalhadores e assim só aumenta a tensão entre os dois lados.

Assim compreendemos o paralelo entre o empreendedor com seu espírito de crescimento e lucro e a falta de interesses pelo o que esta ao seu redor criando a divisão entre proletariado e a burguesia e conhecemos a teoria dentro do filme que é a de Taylor.

Com todas as transformações, isso também mudou completamente, o que era um problema lidar com as pessoas, passou a ser a solução para as organizações, deixando também de ser um desafio e sendo uma vantagem competitiva para as empresas- sucedidas.

Assim podemos imaginar que nos anos 30 não havia uma área de Recursos Humanos bem estruturados e alinhados como as de nossa atualidade. Hoje as preocupações são maiores e o foco no bem-estar de seu colaborador é maior, e sem contar as jornadas de trabalho que são menores e com maiores benefícios que antes não existiam.

HISTÓRICO DA EMPRESA

A empresa Event’us Calçados já existe a mais de 20 anos e atua nos ramos de calçados de multimarcas e acessórios, ela é uma empresa de médio porte.

A visão da Event’us Calçados é trabalhar para melhorar o atendimento em todos os aspectos que envolvem uma empresa de calçados e acessórios, desde a recepção e atendimento ao cliente, até a satisfação da equipe de colaboradores e fornecedores.

Valores da Empresa é atuar com ética; postura diante dos colegas, da profissão, dos clientes e demais pessoas com quem interagimos.

A missão da empresa é trabalhar com perspectivas de crescimento sustentável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com