TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DAS TEORIAS JUSNATURALISTA E JUSPOSITIVISTAS

Por:   •  30/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

PARECER FUNDAMENTADO

TEMA

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DAS TEORIAS JUSNATURALISTA E JUSPOSITIVISTAS

OBJETIVOS

  1. GERAL

Compreender as dicotomias e paradoxos entre as correntes de pensar do jusnaturalismo e juspositivismo

  1. ESPECÍFICOS
  1. Conceituar direito natural e direito positivo
  2. Distinguir os elementos constitutivos do jusnaturalismo e juspositivismo
  3. Identificar seus defensores e opositores e as teorias convergentes
  4. Compreender em que plano figura a moralidade, ética e justiça na eficácia e validade da norma
  5. Problematizar um fato concreto diante das duas vertentes
  6. Identificar a importância da doutrinas, jurisprudências, fatores sociais e legais para aplicação do direito

CONTEÚDO

1. O que é Direito? 2. Direito Positivo 2.1 Elementos constitutivos 3. Direito Natural. 3.1 Elementos constitutivos 4. Quadro comparativo/analógico entre as correntes jurídicas 4. O que é moralidade e ética. 5. O que é justiça. 6. Validade jurídica das normas 7. O papel do estado diante da equivalência das teorias.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA/PROBLEMATIZAÇÃO

  1. Estudo dirigido de caso real
  2. Leitura complementar
  3. Análise e discussão de questões propostas (08 QUESTÕES)
  4. Elaboração de parecer conclusivo sobre o caso a partir das correntes jurídicas estudadas (02 LAUDAS)

AVALIAÇÃO

PARECER (TRABALHO ESCRITO) – 6,00

  1. Obediência da delimitação do tema (2,0).
  2. Clareza, precisão e concisão do conteúdo (1,00).
  3. Utilização correta da língua portuguesa (1,00).
  4. Amplitude da abordagem ao tema proposto (1,00).
  5. Normalização segundo as regras da ABNT (1,00).
  6. Intempestividade (- 2,00)

Data para entrega: 11.08.2017

APRESENTAÇÃO DO PARECER (TRABALHO ORAL) – 4,00

  1. Domínio do tema (1,0)
  2. Exposição clara, coerente e objetiva do tema proposto (1,5)
  3. Resposta fundamentada às indagações e questionamentos (0,5)
  4. Uso adequado da linguagem (0,5)
  5. Utilização adequada de recurso (0,5)

Data para apresentação: 18.08.2017


CURSO: Direito

DISCIPLINA: Introdução Ao Estudo Do Direito

PROFESSORA: Esp. Clara Tereza Barros Léda Carvalho

TURMA:

TURNO:

UNIDADE:

NOTA: Trabalho Escrito (____________) + Defesa Oral (______________) = Média Final Escrito (__________)

1. DADOS DA EQUIPE

Componentes:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

CPD:

TEMA: JUSNATUALISMO E JUSPOSITIVISMO

2. EMENTA

PALAVRAS CHAVES SOBRE O CASO

3. RELATÓRIO

Resumo do fato apresentado no estudo de caso.

Não será permitido a invenção de fatos novos, os alunos estarão adstritos aos elementos constantes

 

4. FUNDAMENTAÇÃO

Os alunos devem observar não apenas o ordenamento pátrio sobre o tema, mas o plano internacional também.

Fundamentação em disposições legais (leis e convenções), mas também doutrinárias e jurisprudenciais. Analisar sumulas do stf, stj e tj/ma, bem como, a CF e outras ordenações legais

Indicar as disposições legais utilizadas de forma ampla

A fundamentação abaixo é tão somente de modelo para que os alunos compreendam a estrutura

As questões trazidas no estudo de caso devem ser respondidas na fundamentação

“A questão objeto de análise diz respeito à ocorrência ou não de abuso no aumento dos val"ores cobrados pela operadora do plano de saúde.

O ordenamento jurídico brasileiro preconiza nos Art 2º e 3º do CDC, que trata-se de relação de consumo o vínculo existente entre o cliente e prestador de serviço. Ainda, o Supremo Tribunal Federal, pacífica a matéria, através da Súmula 469 indicando que: “aplica-se o código de Defesa do Consumidor aos contratos de planos de saúde.” Logo, entende-se que a referida relação está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Quanto aos reajustes anuais, à Agência Nacional de Saúde Suplementar, é atribuída a responsabilidade de controlar e fiscalizar o setor de prestadores de Planos de Saúde no Brasil. A Lei 9.656, de 03 de junho de 1998, dispõe sobre planos e seguros privados de assistência à saúde, dividindo os planos de saúde nas categorias individual ou familiar, coletivo empresarial ou coletivo por adesão. Atendo-nos à categoria da qual a cliente possui vínculo, ou seja, coletivo por adesão, administrado pela empresa Qualicorp, observa-se que a supracitada Lei determina que no momento da celebração do contrato devem ser estabelecidos as formas e periodicidades dos reajustes, cabendo à ANS o acompanhamento e fiscalização, diferente do que ocorre nos planos individuais ou familiares em que a ANS é responsável pela autorização do limite para os aumentos praticados anualmente pelas operadoras de planos de saúde suplementar.

Oportuno se faz mencionar que o atual sistema processual civil brasileiro, com base no Código Processual Civil, de 16 de março de 2015, está estruturado de forma que a autocomposição seja medida estimulada na tentativa de solucionar conflitos. Além disso, a possibilidade de resolução extrajudicial de conflitos, baseada no acordo entre as partes envolvidas, que sacrificando integral ou parcialmente seus interesses, buscam a resolução mais célere do conflito, tem se mostrado uma alternativa mais alinhada aos ideais do Estado Democrático de Direito, devido à valorização da autonomia da vontade das partes e possibilidade de pacificação social.

Sobre essa seara, não podemos olvidar o fato de que consumidor tem à disposição, órgão próprio de defesa dos seus interesses. O PROCON visa promover e executar a Política das relações de consumo no Estado do Maranhão, recebendo dos consumidores em geral reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços, promovendo a apuração desses atos e demais providências cabíveis no âmbito administrativo ou judicial.

No entanto, caso a medida extrajudicial não consiga alcançar os anseios da consulente, o Poder Judiciário deverá ser acionado. Vejamos, como sempre de forma a ilustrar, a ementa, “in verbis”, de julgamento de Recuso Inominado movido pela Sulamérica Companhia de Seguro Saúde, no Juizado Especial do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

“COJE – COORDENAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS. TURMAS RECURSAIS CÍVEIS E CRIMINAIS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA 4ª TURMA RECURSAL – SISTEMA DE JUIZADOS ESPECIAIS RECURSO Nº 0052194-71.2014.8.05.0001. RECORRENTE: SULAMÉRICA COMPANHIA DE SEGURO SAÚDE. RECORRIDO(A): MARIA DIVINA ALVES. JUIZ(ÍZA) SENTENCIANTE: Dr.(a).: RILTON GOES RIBEIRO. EMENTA: RECURSO INOMINADO: 1- APLICAÇÃO DO CDC AOS CONTRATOS DE SEGURO DE SAÚDE. 2- REAJUSTE POR FAIXA ETÁRIA - ALCANCE DOS 60 ANOS. IMPOSSILIDADE – ART. 15, § 3º, DA LEI 10.741/03. A referida lei estatuiu normas de proteção à pessoa do idoso, trazendo, no § 3º de seu art. 15, a vedação de cobrança diferenciada de valores em razão do caráter idade. Vale dizer que, para esta lei, idoso é todo aquele que possui idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. 3- DEVOLUÇÃO DE FORMA SIMPLES. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA. RECURSO IMPROVIDO. CONDENAÇÃO EM CUSTAS E HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS”. (g.n).

“ACÓRDÃO. Realizado Julgamento do Recurso do processo acima epigrafado. A QUARTA TURMA, composta dos Juízes de Direito, ELOÍSA MATTA DA SILVEIRA LOPES, SANDRA INÊS MORAES RUSCIOLELLI AZEVEDO e KARLA KRISTIANY MORENO GREGORUTTI, decidiu, à unanimidade de votos, NEGAR PROVIMENTO AOS RECURSOS INTERPOSTOS, nos termos do voto da Relatora. Custas e honorários de sucumbência pela Recorrente, estes últimos fixados em 15% do valor da causa. Salvador, Sala das Sessões, em 17 de agosto de 2015. ELOÍSA MATTA DA SILVEIRA LOPES. PRESIDENTE. KARLA KRISTIANY MORENO GREGORUTTI. JUÍZA.

Pela ementa acima transcrita, pode-se concluir a perfeita competência dos Juizados Especiais, em consonância com os ditames do CDC, para julgar o tipo de demanda promovida aqui pelos autores, vez que não se constitui, em absoluto uma causa complexa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (231.3 Kb)   docx (478 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com