TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SABERES DA DOCÊNCIA E IDENTIDADE DO PROFESSOR

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

FORMAÇÃO DE PROFESSORES- SABERES DA DOCÊNCIA E IDENTIDADE DO PROFESSOR

O artigo da autora Selma Garrido Pimenta, apresenta uma discussão em relação à importância da formação inicial e contínua dos professores.

Apresenta a importância de que é mais necessário o educador repensar, refletir, indagar e inferir-se em relação a sua postura quanto à prática de ensino.

A autora demonstra que atualmente os professores vivenciam uma problemática, mostrando a desilusão da profissão, inserindo a grande importância do profissional da educação na formação dos alunos atualmente.

Sugere algumas características pertinentes ao professor, que deve ser praticada no seu dia-a-dia.

Enfim, Pimenta aborda a questão sobre a importância da reflexão à prática no seu desempenho no magistério, isto é, no desenvolvimento em sala de aula.

Inicialmente, a autora apresenta um questionamento pertinente, ou seja, qual o valor/papel que o professor desenvolve na sociedade da informação? Por que formar professores se grande parte da população, atualmente, possui acesso facilitado à informação.

Dessa forma, a autora demonstra o seu posicionamento e sua ideologia sobre a importância do professor hoje em dia, do que em certos tempos, haja vista, que atualmente o professor ocupa um lugar em destaque, algo que anteriormente não ocorria.

Com tanta informação a disposição, a função do professor é essencial para o estudante filtrar as informações e encaminhar o aluno para o êxito em seu aprendizado.

A autora demonstra uma disparidade existente entre a formação inicial do professor e realidade em prática do professor, ou seja, isso ocorre pela falta de associação entre o ensino superior e a realidade na prática escolar.

Sendo assim, sugere construir uma teoria prática para melhorar esta realidade, preparando o professor "iniciante" para a tal realidade.

Por fim, haveria uma significante suavização do impacto vivenciado pelos educadores ao iniciar na educação pública, tendo em vista que a teoria apresentada na faculdade não atende a realidade que ocorre na sala de aula. Dessa forma necessita ser repensada uma teoria para adequação da atuação do educador na sala de aula, isto é, na prática.

PROFISSÃO PROFESSOR ATÉ QUANDO?

O artigo Profissão Professor Até Quando?, questiona a condição do professor, podendo haver extinção ou morte do professor , podendo ser sim e não, ou seja, ocorrerá conforme o seu desenvolvimento e enquadramento no determinado modelo de aplicação de docência, onde sua reprovação é certa.

Dessa forma o papel do professor deve atender a prática social, buscando um processo lógico de emancipação.

Ilma Passos Alencastro Veiga, indaga a questão da sobrevivência do professor na sociedade do século XXI, ou seja, o que deve ser considerado é a imprescindibilidade do professor, sendo assim, a resposta é não, haja vista que nada substitui o professor.

Conforme Nóvoa (1998, p. 30) " podem inventar tudo o que quiserem; nada substitui o professor; nada substitui o encontro, nada substitui seres humanos; nada substitui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com