TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES- SABERES DA DOCÊNCIA E IDENTIDADE DO PROFESSOR

Por:   •  8/5/2017  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Juliana de Alcantra Costa de Carvalho

FORMAÇÃO DE PROFESSORES- SABERES DA DOCÊNCIA E IDENTIDADE DO PROFESSOR

Ibirité

2017

  1. Qual é o papel que o professor deve desempenhar na atual sociedade? Por que formar professores se grande parte da população, hoje em dia, tem acesso a informação?

O papel do professor na atual sociedade é de mediador. Ele deve atuar selecionando as informações e orientando o aluno nos "melhores caminhos" para que o mesmo consiga êxito em seus estudos. O professor precisa estar inserido no contexto tecnológico e direcionar os alunos em suas pesquisas e buscas de informações. 

  1. Como se dá a construção da identidade profissional docente? Exemplifique sua resposta com situações praticas.

A identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão, da revisão dos significados e das tradições, reafirmação de práticas valorizadas culturalmente do confronto entre as teorias e práticas. Constrói-se pelo significado que o professor atribui à atividade docente a partir de seus seu modo de vida, representações e contextualização social, e das relações com outros professores nas diferentes instituições. O docente pode melhor o relacionamento com seus alunos e também aperfeiçoar seus métodos e didática de ensino. 

  1. Como são constituídos os saberes da experiência? Teria ele uma maior “relevância” sobre os demais saberes? Justifique sua resposta.

Os saberes da experiência são constituídos no decorrer da vida do aluno como estudante, em toda relação que contribuiu para sua formação humana. Para o professor ocorre através da vivência e cotidiano em sala de aula, no exercício profissional. Ele é o primeiro passo na construção de identidade dos futuros professores, por esse motivo acreditasse que tenha mais relevância sobre os demais saberes.

  1. Como são constituídos os saberes pedagógicos? Qual a função do professor na produção desses saberes?

 São os saberes da docência necessários para se sabe ensinar, uma vez que, experiência e conhecimentos específicos não são suficientes na prática. A função do professor é articular entre a realidade existente nas escolas e sua formação continuada. Precisa saber ensinar, a didática de ensino, a humildade e a capacidade de se fazer entendível.

  1. Em que consistem os saberes de conhecimento e como estes devem ser trabalhados?

Consiste na necessidade de se questionar quanto ao significado do conhecimento, das suas informações, o quanto ele é poder e até onde, qual o seu papel, da relação entre as ciências e os modos de produção (material, existencial), da sociedade e da informática. Devem ser trabalhado de forma que preparem os alunos para adquirir os conhecimentos tecnológicos e científicos, desenvolver habilidades para utilizá-los.

  1. Como deve ser pensada a formação de professores na perspectiva critico-reflexiva?

A formação de professor na linha reflexiva propõe uma valorização política do professor de forma pessoal e profissional, propiciando uma formação contínua no local de trabalho e em parcerias com instituições de formação; em meio às mudanças e transformações sociais e culturais, bem como a inovações tecnológicas. O profissional necessita conciliar os três pilares fundamentais dos saberes docentes para que tenham um bom êxito em seu magistério, além de ter a prática e hábito de estar sempre fazendo uma reflexão sobre a atual situação da sua prática de ensino, de seus métodos, de sua avaliação, etc., procurando sempre se adaptar ou se enquadrar ao atual contexto vivenciado pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com