TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO TEMÁTICO: SOBRE A ORIGEM, A DINÂMICA E OS USOS DO MEDO

Por:   •  17/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC[pic 1]

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC/UBÁ

                GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – 2017.2/2018.1

ANA CAROLINE

ALEXANDRE

IGOR

LEYDIANE

SEMINÁRIO TEMÁTICO: SOBRE A ORIGEM, A DINÂMICA E OS USOS DO MEDO

UBÁ

2018

ANA CAROLINE

ALEXANDRE

IGOR

LEYDIANE

SEMINÁRIO TEMÁTICO: SOBRE A ORIGEM, A DINÂMICA E OS USOS DO MEDO

Trabalho apresentado como requisito parcial às exigências da disciplina Filosofia e Sociologia do curso de graduação em Psicologia ao Prof. Gilson Soares Toledo.

UBÁ

2018

  1. ANÁLISE DO TEXTO SOBRE A ORIGEM, A DINAMICA E OS USOS DO MEDO.

         De acordo com a análise feita pelo grupo a respeito da introdução do livro Medo líquido - Zygmunt Bauman, Sobre a origem, a dinâmica e os usos do medo, foi possível observar que o medo é mais assustador quando difuso, disperso, indistinto, sem endereço nem motivo claros; quando nos assombra sem que haja uma explicação visível. Medo é o nome que damos a nossa incerteza, nossa ignorância da ameaça e do que deve ser feito. Nesse sentido, verificamos que as ideias principais contidas no texto estudado elucidam Zygmunt Bauman em descrever alguns aspectos do medo na modernidade líquida. O ser humano vive hoje em meio a uma ansiedade constante. Temos medo de perder o emprego, medo da violência urbana, do terrorismo, medo de ficar sem o amor do parceiro, da exclusão e o autor busca uma forma de examinar mecanismos que possam deter a influência do medo sobre as nossas vidas.

        

  1. ANÁLISE DO VIDEO “PSICOLOGO INSTRUTOR EXPLICA COMO PERDER O MEDO DE DIRIGIR!”

           De acordo com a análise feita pelo grupo a respeito do vídeo “Psicólogo Instrutor Explica Como Perder o Medo de Dirigir!” foi possível observarmos que o medo de outros carros na pista, das pessoas, e principalmente de bater o carro é muito comum pra quem está iniciando as aulas em um Centro de Formação de Condutores e também para pessoas que possuem a “Síndrome do carro na garagem” que é um bloqueio e que traz pensamentos negativos a pessoas que já são habilitadas mas não conseguem se livrar desse medo de dirigir. Nesse sentido, verificamos que as ideias principais contidas no vídeo são da criação de auto escolas personalizadas para pessoas que tem medo e insegurança de estar no transito como condutor do veículo e com a ajuda de psicólogos os alunos conseguem ganhar confiança e enfrentar os medos.

  1. RELAÇÃO DO VIDEO “PSICOLOGOS INSTRUTOR EXPLICA COMO PERDER O MEDO DE DIRIGIR” COM O TEXTO SOBRE A ORIGEM, A DINAMICA E OS USOS DO MEDO.

De acordo com a análise feita pelo grupo a respeito do texto e do vídeo foi possível observar que, desde muito pequeninos aprendemos a temer o medo e a confiar em celestiais criaturas e muitos passam a serem nossos monstros, em situações que estamos longe de nossos genitores e nos sentimos ameaçados. No início de nossa existência tudo é seguro, puro e invisível aos olhos. À medida que nos tornamos maiores – criança, adolescentes, jovens, adultos e idosos – o medo passa a ser um de nossos principais inimigos e será ele que, em muitos momentos, nos impedirá de seguir nossos sonhos, de arriscar uma tentativa ou de fazer uma mudança radical. E assim como a Alice, milhares de pessoas querem saber como fazer para perder o medo de dirigir. Existem pessoas muito desesperada, pois possuem carteira de habilitação há algum tempo e não consegue sequer dirigir sozinha. E a partir desse medo que surgiu um curso que já ajudou milhares de pessoas a vencer o medo de dirigir. O medo passa a ser parte de nossa vida e em tudo que fazemos sempre estará presente de alguma forma e por algum motivo. Nesse sentido, verificou-se que as ideias principais contida nos textos estudados elucidam a ideia apresentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com