TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUATABILIDADE DA PESCA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de pesquisa: SUATABILIDADE DA PESCA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

MARCIA GABRIELA LOPES COSTA

Conceição do Araguaia – PA

Maio/2012

PRÉ- PROJETO DE TCC

SUATABILIDADE DA PESCA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Pré-Projeto de TCC.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4

2. JUSTIFICATIVA 6

3.REFERENCIAL TEÓRICO 6

4. OBJETIVOS 7

4.1. GERAL 7

4.2. ESPECÍFICO 7

5. MATERIAL E MÉTODO 7

5.1. ÁREA DE ESTUDO 7

5.2. COLETA DE DADOS 7

6. CRONOGRAMA 8

7. REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO:

A pesca é o reflexo da importância dos rios e dos recursos pesqueiros na vida do homem brasileiro, mesmo em épocas, mas remotas, há cerca de anos atrás, quando a região era explorada apenas pelos os índios que aqui habitavam, os peixes já se constituíam em recursos naturais importantes para a manutenção humana.

Se do ponto de vista de inovações teológicas as mudanças têm sido lentas, o mesmo não se pode dizer do esforço aplicado e das taxas de demanda, os quais se têm dado de forma elevada é continua, sobretudo nas ultimas décadas. Alem de entender a um mercado interno que se expande, a pesca também tem atende do ao mercado externo, tanto de outras regiões.

Apesar de lentas, algumas mudanças significativas ocorreram nas últimas duas décadas na área da piscicultura, sendo possível prever para os próximos anos excelentes oportunidades de negócios. O setor produtivo deve se organizar e orientar as políticas públicas de acordo com as suas necessidades para um crescimento sustentável. A perspectiva é de atração crescente de novos investimentos à medida que a cadeia produtiva da piscicultura melhore seu nível de estruturação.

A importância da pesca artesanal no contexto da atividade pesqueira, e a proposta de desenvolvimento sustentável deste seguimento nos aspectos sócio-economico-ambiental, ressaltando a necessidade de estudos específicos que proporcione melhores conhecimentos sobre o ambiente em gestão, dando suporte para maior entendimento dos conflitos.

Independente dos conflitos dessa natureza o fato é que o manejo de recursos pesqueiros sempre foi e continua sendo extremamente difícil. As causas disso variadas, a grande diversidade da ictiofauna e dos hábitos dos peixes, a grandes variedades dos aparelhos e métodos de pesca.

Planos locais, baseados em métodos clássicos para ordenamento e manejo pesqueiro. Áreas: proteção de áreas altamente sensíveis á pesca, como boca de lagos, encontro de rios, pé de cachoeiras e de barragens. E também facilitar a reposição natural de áreas super - exploradas sob. Forte impacto ambiental. Apetrechos: aplicado tanto ao tipo e a dimensão dos aparelhos de pesca, como também ao tamanho de suas malhas e locais de uso. Forma de controlar em caso de punição por inflações ás leis de defeso. Época: relacionado ao defeso da piracema em época de reprodução é aplica normalmente a cada ano, por ocasião do período de desova, em geral período das enchentes. Tem a vantagem de ser baseada num parâmetro biológico facilmente percebido e com forte poder de persuasão junto aos pescadores e consumidores. Alem disso, há o apoio governamental que faculta ao pescador profissional á receber uma quantia em dinheiro, pra compensar á suspensão obrigatória de atividades pesqueiras. Acordos comunitários: consenso ou acerto de informações entre pescadores e comunidade, com vista ao uso comum ou gestão compartilhada de determinados logos e rios.

Dentre as muitas soluções plausíveis a construção de criatórios de peixes de maneira adequada na própria colônia de pescadores Z-39 é uma questão interessantíssima, pois além de beneficiar o rio Araguaia beneficiará também os próprios associados gerando uma quantidade maior de empregos podendo então fazer com a sociedade do município de conceição do Araguaia ganhe também com isso.

2. JUSTIFICATIVA:

Sabe-se que atitudes até mesmo para a própria sobrevivência como a de muitos desses pescadores desta associação do município de Conceição do Araguaia-PA causam grandes impactos ambientais. Pelo presente motivo sugerimos a implantação de criatórios de peixes, pois assim os constituintes da mesma continuam exercendo suas funções voltadas para suas próprias fontes de rendas sem agredir a natureza.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

A metodologia utilizada para realização deste estudo é a da coleta, elaboração e análise dos dados e informações. Para a elaboração de uma análise benefício-custo, esta será realizada com base nos fundamentos teóricos de FARO (1979) e BUARQUE (1989).

Numa primeira etapa, efetuou-se o levantamento e organização dos dados e das informações bibliográficas necessárias ao estudo. Os dados são obtidos do Relatório Técnico de Pesquisa do Fundo Nacional do Meio Ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com