TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Mental

Ensaios: Saude Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

A saúde mental no século xx

Ao longo da história da humanidade as questões psíquicas (também chamadas mentais) foram vistas de diversas maneiras, porém sempre cercadas por temores, desconfianças, preconceitos, confundidas com questões místicas ou com questões morais os indivíduos acometidos por doenças da mente chegaram a receber pechas como “bruxos’’ ou “degenerados” há algumas centenas de anos atrás.Graças aos avanços da compreensão sobre o psiquismo e o funcionamento da mente, a partir do final do século xlx e do século xx as doenças da mente passaram a ser vistas com maior realismo e com menos preconceitos.Progressivamente, foi-se compreendendo que a distância que separa as pessoas acometidas pro distúrbios daquelas ditas são é menos do que a princípios se imaginava, e que as doenças muitas vezes são a acentuação de determinadas características que estão presentes na maioria das pessoas de forma mais branda. Esse novo entendimento permitiu que os doentes mentais voltassem ao meio da sociedade e pudessem novas mente ser visto como pessoas, e passassem a receber um tratamento humanista, ao invés da exclusão do convívio social como se costumava praticar no passado.Ao longo do século xx se desenvolveram diversas técnicas de tratamento e muitas vezes de reversão das doenças psíquicas. Isso renovou também o interesse social e cientifico pelo campo da saúde mental: os transtornos psíquicos são vistos hoje como condições tratáveis, passiveis de melhora.

Transtornos mentais

Transtornos mentais (ou doenças mentais, transtornos psiquiátrico ou psíquico, entre outras nomenclaturas) são condições de anormalidade, sofrimento ou comprometimento de ordem psicológica, mental ou cognitiva. Em geral, um transtorno representa um significativo impacto na vida do paciente, provocando sintomas como desconforto emocional, distúrbios de conduta e enfraquecimento da memória.

Dentre os fatores causadores, a genética, a química cerebral (problemas hormonais ou uso de substâncias tóxicas que afetam o cérebro ) e o estilo de vida são tidos com os principais desencadeadores dos diversos transtornos existentes. Doenças em outras partes do corpo podem afetar a mente, e inversamente, transtornos ou doenças mentais podem também desencadear outras doenças pelo corpo, produzindo sintomas somáticos.

Uma doença ou transtorno mental pode ser tratado através de medicamento, ou varias formas de psicoterapia. O diagnostico envolve o exame de estado menta confrontando seu histórico clinico, utilizando também de teste psicológicos, exames neurológicos, de imagem e exames físicos.

Saúde mental

Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde mental pode incluir a capacidade de um individuo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resilência psicológica. Admite-se, entretanto, que o conceito de saúde mental é mais amplo que a ausência de transtorno mental.

É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem conduto perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perde a noção de tempo e espaço. É buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com