TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Mental E Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Saude Mental E Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

a psicologia no trabalho e saude mental

1.o mercado de trabalho Atual

O mercado de trabalho atual esta cada vez mais competitivo,devido a tecnicidade do mundo e as exigencias necessarias para se destacar profissionalmente vem aumentado cada dia mais.

não é somente necessario ter um bom curriculo ,cada vez mais cargos sim ples exigem mais alem de qualificaçoes profissionais ,exigem habilidades interpessoais como saber se expressar,falar em publico, interagir etc.s

essas exigencias vem causando muito estress e cada vez mais doenças mentais causadas pelo trabalho. essas doenças são a 3ª causa de afastamento no Brasil segundo levantamento feito pela previdencia social , só perdem para LER lesão por esforço repetitivo e traumaticas.

2. saude mental nas organizaçoes .

devido a competitividade do mercado de trabalho ha necessidade de mudanças a todo momento as oeganizaçoes tem que se modificar ,muitas vezes os funcionarios se sentem sobressaltados pois a unica ferramenta que dispoem e sua qualificação profissional e por consequencia afetam seus funcionarios , muitas vezes negativamente, e podem adoecer mentalmente

ha também situaçoes em que o funcionario da muita prioridade ao trabalho , rotiniza sua vida , diverte-se pouco e trabalha muito.

segundo Dejours: os surtos psicoticos e a neurose dependem da estrutura de personalidade que a pessoa desenvolve desde o inicio de sua vida .

Pricipais doenças mentais causadas pelo trabalho

as doenças mentais mais comuns ocupacionais , causadas devido ao strees , competitividade, mudança, carga horaria etc. São:

3.principais doenças mentais nas organizaçoes :

Depressão :Tristeza, desânimo, falta de motivação, alterações no sono. segundo a Oms organizaçao mundial de saude é uma das maiores quetoes da saude publica no Brasil. ela pode vir também como doença ocupacional devido a fatores como estress, pressão, insatisfaçao com o ambiente de trabalho, jornada de trabalho excessiva.

ansiedade:palpitações, irritabilidade, falta de ar, suor, mãos frias e úmidas, boca seca, náuseas e diarreia. O transtorno do pânico é uma crise de ansiedade, com medo intenso e sensação de asfixia.

dependencias quimicas: o alto indice de stress e presão nas organizaçoes, pode levar os funcionarios ao abuso de alcool, nicotina ou até outras droga ilicitas.

Síndrome de burnot também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.

Acometem principalmente pessoas perfeccionistas no trabalho,que se dedicam intensamente,e que acabam deixando suas necessidades principais como comer,dormir,sair com os amigos,isto não faz mais sentido.

4. prevenção de trantornos mentais nas organizaçoes

há muitos funcionarios que se afastam devido trantornos mentais relacionados ao trabalho,para prevenir esse problema no ambiente de trabalho devemos construir políticas que iniciem uma avaliação criteriosa dos setores e pessoas que necessitam de intervenção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com