TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Humano em Relações: Bioética

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

1. Todas as frases abaixo descrevem corretamente o histórico e as definições da palavra bioética, exceto:


d. A EncyclopediaofBioethics define a bioética como um estudo sistemático da conduta humana no campo das ciências biológicas e da atenção de saúde, sendo esta conduta examinada à luz de valores e princípios, constituindo um conceito
menos amplo que o da ética médica. 

2. Marque apenas a alternativa incorreta:


b. Temos de deixar o médico responder
sozinho com seu código de ética, ou ao pesquisador com todos os interesses pessoais e institucionais que cercam a pesquisa científica, sobre quais procedimentos médicos ou quais as políticas adotadas em ciência e tecnologia. .


3. Tendo como base as definições e histórico das palavras negritude e etnia, marque apenas a resposta incorreta:


d.Quando se menciona o termo negritude, muitos o associam à superioridade de uma raça sobre outra ou à valorização de uma raça em detrimento de outra, o que é um pensamento
correto.

4. O texto da aula “Negritude e etnia” apresentou algumas definições para o racismo. Leia com atenção as questões abaixo:

I – Além do racismo explícito, há também o racismo sutil que assume muitas formas como: racismo aversivo (desconforto e medo de pessoas de determinada cor ou grupo), racismo ambivalente (expressão exagerada de sentimentos diante de pessoas de determinado grupo) e racismo cordial (cortesia com pessoas negras, por exemplo, e brincadeiras sobre sua cor da pele). 
II – O racismo sustenta o preconceito e este promove a restrição da liberdade e da desigualdade, alimenta a injustiça e é transmitido basicamente pela educação. São geradores do preconceito: ignorância, educação domesticadora, egoísmo, intolerância e medo.
III – Preconceito e discriminação são termos diferentes. O segundo decorre do primeiro e se refere à construção de ações para manter as características do grupo privilegiado. A discriminação se instala em posturas seletivas e de exclusão e pode ser promovida tanto por pessoas, quanto por instituições, ao passo que o preconceito é sustentado por pessoas.

Em seguida, assinale a alternativa correta:


d.Todas as questões estão corretas

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com