TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servico Social

Casos: Servico Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

bora Marinho, Cientista da Informação, mestranda em Teoria do Direito, esteve na Faced para lecionar a disciplina Seminários IV, com tema "A pesquisa no Serviço Social – da formação acadêmica à prática profissional".

Para a professora, "conhecer é o ato pelo qual um sujeito apreende um objeto de acordo com sua realidade, esta entendida como o tempo social onde os sujeitos estão inseridos, e a partir da qual são feitas as indagações que impulsionam a busca de novos conhecimentos e o significado destes, portanto, o ponto de partida da produção do conhecimento é a ação reflexiva sobre a realidade, utilizando de informações teóricas já produzidas, mas questionando-as e desdogmatizando-as".

Débora explica que a produção do conhecimento na Universidade se efetiva através da pesquisa. Na prática profissional o Assistente Social nas ações interventivas deve conhecer a realidade através da pesquisa, não há como intervir sem investigar.

"Os assistentes sociais na contemporaneidade devem lançar mão de diferentes formas de análises da realidade. A pesquisa incorporada à prática profissional permite produzir um conhecimento através da leitura e análise de outros sinais e símbolos; de outros gestos e olhares; de outras histórias contadas e recontadas; de outros pontos de vistas; de outros lugares do conhecimento; do dito e interdito; do permitido e proibido. De outros arquivos que possam ser desvelados a partir de outras perguntas, de uma outra maneira de reordenar as perguntas relativizando o campo da objetividade do que se sabe e se conhece com a subjetividade do que se quer conhecer e de quem se propõe a conhecer" analisa Débora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com