TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Shock Wave (ESWT)

Tese: Shock Wave (ESWT). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Tese  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Tratatamento Por Ondas de Choque (ESWT)

• Apresentação

O Tratamento Por Ondas de Choque (radiais ou focais) é uma nova modalidade de tratamento para os pacientes com problemas músculo esqueléticos tais como tendinites que não melhoram com os tratamentos habituais, dores musculares crônicas e falhas na consolidação de fraturas.

Por que a maioria dos pacientes costumam melhorar com os tratamentos habituais porém muito Ficam com dor e limitação persistente ?

Um das explicações é a formação de tecido chamado fibrose nas lesões crônicas com alteração dos tecidos dos tendões e músculos que perdem a elasticidade e sofrem diminuição da circulação sanguínea local gerando dor persistente e espessamento do tendão, deixando de ser somente uma inflamação (tendinite) passando para um estágio crônico degenerativo (tendinose).

As Ondas de Choque são um tipo de energia mecânica e não um choque elétrico, que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando microrroturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e também estimulando um aumento na microcirculação local.

Este aumento de nutrição no local leva a uma progressiva cura natural do processo inflamatório-degenerativo.

Existem vários modelos de máquinas que, por trabalharem com diferentes intensidades da onda aplicada no local de tratamento, podem tratar tanto lesões musculares como tendinosas ou ósseas. Podemos controlar a intensidade da energia com que as ondas de choque atingem o local a ser tratado. Quando utilizamos baixa energia produzimos alívio da dor e relaxamento muscular, quando se utiliza média energia ocorre a reparação tecidual e com alta energia pode ocorrer a estimulação óssea.

As ondas apenas atuam em tecidos lesionados e não causam nada em tecidos normais.

• História da Terapia

1971:1ª desintegração cálculo renal (Haeusler / Kiefer)

1986: 1ª aplicação em osso de cobaias (Haupt)

1988: 1º tratamento pseudoartrose em humano (Valchanov)

1992: 1º tratamento tendinose calcárea no ombro (Dahmen / Loew)

O tratamento por ondas de choque extra corpórea é usado desde os meados da década de 80 na especialidade de urologia, para o tratamento de pacientes com cálculos renais. Neste segmento, o método também é conhecido como Litotripsia.

No início da década de 90 na Alemanha e Áustria, através de estudos científicos, verificaram que este método de tratamento também era eficaz em patologias ortopédicas, e devido aos bons resultados da terapia, em 1997 foi constituída a sociedade "European Society For Muscoloskeletal Shockwave Therapy (ESMST)".

Com a repercussão dos bons resultados e maior interesse por parte da sociedade mundial de ortopedia, em 1998, foi fundada a sociedade internacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com