TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Schlomo Freud

Bibliografia: Sigmund Schlomo Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Bibliografia  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

Biografia

Sigmund Schlomo Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg, Moravia (Império Austríaco, atual Republica Tcheca), filho de Jacob Freud, pequeno comerciante e de Amalie Mathason, de família judaica, foi o primogênito de sete irmãos. Aos quatro anos sua família muda-se para Viena, onde os judeus tinham melhor aceitação social e melhores perspectivas econômicas.

Freud ingressou na Universidade de Viena aos 17 anos. Ele planejava estudar direito mas, ao invés disso, entrou para a faculdade de medicina, onde se formou em 1881. Em 1886 quando já tinha seu consultório particular casou-se com Martha Bemays, com quem teve seis filhos.

Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente.

A partir de sua teoria, este grande psicanalista resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método da associação livre, neste ultimo ele fazia com que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viessem à cabeça. Com esse método ele era capaz de desvendar os sentimentos “reprimidos”, ou seja, aqueles sentimentos que seus pacientes guardavam somente para si, após desvendá-los ele os estimulavam a colocar esses sentimentos para fora, conseguindo currar muitas doenças mentais.

Freud escreveu um grande numero de livros importantes, alguns deles fora: Psicologia da Vida Cotidiana, Totem e Tabu, A interpretação dos sonhos, O Ego e o Id e muitos outros. Neles, o “pai da psicanálise” responsabilizava a repressão da sociedade daquela época, que não permitia a satisfação de alguns sentimentos considerando-os errados do ponto de vista social e religioso.

Segundo ele, o sexo era um dos sentimentos reprimidos mais importantes. Naquela época essa afirmação gerou um grande escândalo na sociedade, entretanto, não demorou muito para que outros psicólogos aderissem a idéia de Freud. Também foi um dos primeiros usuários e proponentes da cocaína como um estimulante, bem como analgésico.

Ao longo de sua trajetória profissional, criou varias teorias que explicavam o inconsciente da mente humana e suas especificidades.

Em 1903, funda a Sociedade Psicanalítica de Viena, e o primeiro sinal de aceitação da Psicanálise no meio acadêmico surge em 1909, quando é convidado a dar conferencias nos EUA. Após a I Guerra Mundial (1914 – 1918), usa suas teorias para interpretar a cultura, a mitologia, a religião, a arte e a historia.

Em 1923, doente, passou pela primeira cirurgia para retirar um tumor no palato. Passou a ter dificuldades para falar, sentia dores e desconforto. Em 1938, quando os nazistas tomaram Viana, Freud, de origem judia, foi obrigado a refugiar-se em Londres, onde passou os últimos dias de sua vida. Sigmund Freud morreu em Londres, Inglaterra, no dia 23 de setembro de 1939.

Teorias

O inconsciente, que na realidade, não é o subconsciente, é um determinado grau da consciência como consciência passiva e consciência vivida não-reflexiva, podendo tomar-se plenamente consciente.

Atos falhos ou sintomáticos é a evidência da força e individualismo do inconsciente, ou seja, a luta do consciente com o subconsciente é como se fosse a "traição da memória", ou mesmo convicções enganosas e erros que podem ter consequências graves.

A teoria da Motivação sexual ou sobrevivência da espécie e do instinto de conservação ou sobrevivência individual é usada para explicar o comportamento. Para Freud a força que orienta o comportamento estaria no inconsciente e seria o instinto sexual.

Fases do desenvolvimento sexual abrangem todos os tipos de relações sexuais: oral, anal e genital. Essas fases se desenvolverão entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos de idade, e estão ligadas ao desenvolvimento do Id:

- Na fase oral, ou fase da libido oral, ou hedonismo bucal, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer;

- Na fase anal, ou fase da libido ou hedonismo anal, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nas excreções e fezes. Brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer;

- Na fase genital ou fase fálica, ou fase da libido ou hedonismo genital, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mãe é o objeto do desejo e do prazer; para as meninas, o pai.

Tipos de personalidade, que tem relação com seu desenvolvimento emocional, e por algum motivo se fixam em qualquer uma das fases transitórias (Freud. 1908), constituem tipos e subtipos de personalidade nomeados segundo a fase correspondente de fixação.

O tipo que se detém na fase oral é o Oral receptivo, pessoa dependente - espera que tudo lhe seja dado sem qualquer reciprocidade; ou o Oral sadístico, o que se decide a empregar a força e a astúcia para conseguir o que deseja, é explorador e agressivo, não espera que alguém lhe dê voluntariamente qualquer coisa. O Anal sadístico é impulsivamente avaro, e sua segurança reside no isolamento. São pessoas ordenadas e metódicas, parcimoniosas e obstinadas. O tipo genital é a pessoa plenamente desenvolvida e equilibrada.

O Complexo de Édipo foi criado depois de ver nos seus clientes o funcionamento perfeito da estrutura tripartite da alma conforme a teoria de Platão, Freud volta à cultura grega em busca de mais elementos fundamentais para a construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com