TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Cardisvascular

Por:   •  24/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.516 Palavras (23 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 23

Sistemas Aparelhos Cardiovascular, Respiratório e Digestivo

Fisiologia

Trabalho Acadêmico de Graduação do Curso de

Psicologia da Universidade Paulista, apresentado

a disciplina Fisiologia, ministrada pela Prof. ª

Letícia Rodrigues, para a obtenção de nota

referente à Np1.

GOIÂNIA

2016

APRESENTAÇÃO

No corpo humano existem sistemas capazes de regular as funções vitais do organismo. Eles relacionam entre si e estão ligados à realização de diversas atividades do indivíduo. Vários processos químicos acontecem no interior do corpo e com eles, é possível prevenir e regular os sistemas de riscos à saúde ou danos físicos. Neste relatório será apresentado o funcionamento dos aparelhos cardiovascular, respiratório e digestivo, ressaltando o modo pelo qual cada aparelho contribui para o funcionamento do organismo.

APARELHO CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular é formado pelo sangue, pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O sangue é o elemento do sistema que vai estar diretamente responsável por exercer todas as funções do mesmo. Mas para que o sangue se locomova pelo corpo ele precisa de algo que o impulsione, de uma bomba no caso o coração. Ao estar constantemente contraindo e relaxando (sístole e diástole, respectivamente), o coração é capaz de fazer com que o sangue esteja sempre circulando pelo organismo. Os vasos sanguíneos, por sua vez, serão os "encanamentos" responsáveis por carregar o sangue bombeado pelo coração através do corpo.

SANGUE

As substâncias nutritivas e o oxigênio que chegam aos tecidos são transportados através do sistema cardiovascular ou circulatório.O aparelho gastrointestinal (intestino delgado e grosso) ficam responsáveis em absorver essas substâncias nutritivas e o aparelho respiratório (pulmões)absorvem o oxigênio levando os mesmos á chegarem até a corrente sanguínea.

Tanto as substâncias nutritivas como o oxigênio são utilizados pelo metabolismo celular sendo assim voltam através do sangue sob a forma de produtos do metabolismo e gás carbônico para os pulmões, corações e rins.São numerosos sistemas pelo qual a circulação é controlada, um dos principais é o sistema nervoso, pois quando é possível mantém um fluxo adequado nos capilares em todos os órgãos, mas em particular no coração e cérebro.

Glóbulos Brancos ou Leucócitos

Todos os constituintes do sangue são formados na medula óssea dos ossos longos. Sendo, estes os glóbulos brancos (leucócitos), glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias) e plaquetas. Todos estes estão suspensos no plasma sanguíneo. Os glóbulos brancos, ou leucócitos possuem a função de proteger o organismo contra infecções. O número normal de glóbulos brancos de um indivíduo é de 5.000 a 10.000 glóbulos brancos por mm3 de sangue. São divididos em dois grandes grupos: Polimorfo nucleares e mononucleares.

Polimorfo nucleares são formados através da medula óssea e são divididos em três tipos: Neutrófilos, Basófilos e Eosinófilos.

Neutrófilos: Possuem propriedade da fagocitose, mas permanece por curto tempo na circulação. Nos vasos em sua maioria são localizados próximos ou aderidos ás paredes dos mesmos, sendo que em ocasiões especiais poderá haver deslocamento. Os neutrófilos são responsáveis por constituírem uma das barreiras de defesa do organismo ao ataque das Bactérias e consequentemente das infecções, fagocitando e digerindo Bactérias e Fungos.

Basófilos: O seu papel na manutenção do balanço normal entre os sistemas coaguladores e anticoaguladores é incerto, mesmo contendo em seu interior Heparina que é uma substância coagulante.

Eosinófilos: Se desenvolvem e amadurecem na medula óssea e estão associados ás reações alérgicas, pois o número de Eosinófilos é elevado aos pacientes com doenças alérgicas.

Os Mononucleares são divididos em Linfócitos e Monócitos:

Linfócitos: São células com núcleo grande e não possuem grânulos. A maioria é formado nos nódulos linfáticos (gânglios),Timo e Baço, mas uma parte também é formada na medula óssea. São inseridos na circulação através dos vasos linfáticos e contém os anticorpos, tem papel fundamental nas reações de hipersensibilidade e são capazes de produzir doenças autoimunes.

Monócitos: São fagocitários, conhecidos como macrófagos por serem maiores que os neutrófilos. Apresentam também funções de defesa, podendo ser relacionada com a fabricação de anticorpos.

Glóbulos Vermelhos (Hemácias ou Eritrócitos)

Os glóbulos vermelhos ou eritrócitos são responsáveis por carregarem a hemoglobina na circulação, no qual transporta o oxigênio.

Os glóbulos vermelhos devem conter de 5,5 milhões por mm3 no homem e 4,5milhões por mm3 na mulher. A hemoglobina pigmenta os glóbulos vermelhos e é formada por quatro subunidades.

Para formar a oxihemoglobina, a hemoglobina liga-se ao oxigênio,combinado ao radical Fe++ da henê, transportando assim o oxigênio.

Mas a hemoglobina quando ligada ao monóxido de carbono (CO2), forma a carboxihemoglobina, que é incapaz de transportar oxigênio aos tecidos. Ao envelhecerem os glóbulos vermelhos são destruídos no sistema retículo-endotelial e a porção globina da molécula é metabolizada e a heme se transforma em biliverdina de uma nova hemoglobina. Sendo assim o metabolismo da bilirrubina vai se transformar em bile pelas células do fígado (hepáticas),permanecendo uma pequena parte na circulação. Quando isso não ocorre ou se houver uma quebra de hemácias muito grande, aumenta-se o volume de bilirrubina no sangue, levando a coloração amarelada da pele, das escleróticas (camada branca dos olhos) e das membranas mucosas. Este processo é conhecido como icterícia.

Plaquetas ou Trombócitos

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (586 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com