TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Motivação

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 10

Sistema de Motivação

Trabalho de Psicologia: Sistema de motivação

Introdução

Nosso trabalho aborda o tema “Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)”, onde utilizamos partes dos textos 2 e 3 do trabalho de MBA  “Em Gestão de Pessoas Sobre Qualidade de Vida no Trabalho” para explicar o tema e o que será utilizado numa possível apresentação do nosso trabalho.

Conceitos básicos da Motivação

Conforme o texto conceitos básicos de motivação várias teorias explicam como o ser humano trabalha, têm determinados tipos de situações onde o ser humano é submetido a cobranças constantemente no trabalho, de acordo com as teses citadas, a motivação pode ser satisfatória ou insatisfatória, mas a satisfação nem sempre é completa, um exemplo disso é, quando recebemos uma oportunidade de emprego para receber uma determinada remuneração que no começo é satisfatório, mas com o decorrer do tempo ele começa a ser insatisfatório por influencia de outros profissionais da área que exercem as mesmas funções e são melhores recompensados, e porque algumas pessoas que exercem a mesma  profissão acabam recebendo mais, tudo isso vai fazendo com que as pessoas desanimem, e com isso não produzam o necessário, ou até mesmo peçam demissão por estarem descontentes por não serem reconhecidas por seu trabalho.

As pessoas com mais motivação dedicam um esforço maior ao seu desempenho dos que as desmotivadas, a motivação significa a disposição para fazer algo que é condicionada pela capacidade dessa ação de satisfazer uma necessidade do individuo.

As teorias mais importantes sobre motivação são: Hierarquia de necessidades, as teorias X e Y e a teoria de fatores, essas teorias não podem ser ignoradas por serem fundamentais pois todas as teorias modernas se desenvolveram através delas e alguns executivos ainda utilizam esses conceitos e terminologia para explicar a motivação de seus funcionários.

Algumas teorias que surgiram através das técnicas fundamentais são: Teoria das necessidades de McClelland, teoria da fixação de objetivos, teoria do reforço, teoria da equidade e teoria da expectativa, essas respectivamente são encontradas no livro.

A teoria motivacional mais conhecida é a teoria da hierarquia de necessidades, segundo o autor Abraham Maslow, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades são elas: Fisiológicas, Segurança, Sociais, Estimas e Auto- realização, segundo ele a medida que cada uma dessas necessidades vai sendo atendida, a próxima torna-se dominante.

De acordo com os psicólogos e filósofos descritos no texto a motivação é um fator primordial para o trabalho, cada um acredita em uma tese mostrando como as pessoas se sentem e quais os pontos mais influentes desses métodos de motivação, em uma das novas teses David McClelland e sua equipe propuseram três principais motivos ou necessidades no trabalho, seriam eles: Necessidade de realização, necessidade de poder e necessidade de associação, algumas pessoas parecem ter uma inclinação natural para o sucesso em si, de acordo com o texto elas tem desejo de fazer algo melhor ou de forma mais eficiente do que já foi feito, mas em sua pesquisa sobre necessidade McClelland  descobriu que os grandes realizadores  se diferenciam dos outros pelo seu desejo de fazer as coisas, os grandes realizadores preferem estabelecer metas realistas porem difíceis, que forcem moderadamente os seus limites de seus funcionários.

Com base em uma vasta quantidade de pesquisas é possível fazer previsões razoavelmente bem fundamentada sobre o relacionamento entre a necessidade de realização e o desempenho no trabalho, por fim os trabalhadores têm sido bastante treinados pra estimular sua necessidade de realização, existem varias teorias cada uma com determinados tipos de metodologias explicando o comportamento das pessoas dentro das empresas e como elas agem em situações de risco como perde o cargo, de satisfação ou insatisfação.

Motivação: dos conceitos a aplicações

De acordo com o capítulo 5 é necessário o administrador saber como aplicar a motivação e não ficar somente na teoria. Abaixo segue diversas técnicas, no qual irá mostrar como cada uma delas se relaciona especificamente com as teorias do capitulo 4.

Administração por objetivos

Enfatiza a fixação participativa de metas que sejam tangíveis, verificáveis e mensuráveis. Para cada funcionário, a administração por objetivos oferece metas específicas de desempenho pessoal, portanto cada indivíduo tem uma contribuição especial para o desempenho de sua unidade. Se todos atingirem suas metas individuais, as metas de sua unidade também serão cumpridas, assim como os objetivos gerais da organização. Nesta teoria existem ingredientes aos programas: a especificidade, a decisão participativa, um período determinado e o feedback do desempenho.

Na administração por objetivos, o chefe e o subordinado escolhem os objetivos em conjunto e entram em acordo sobre a forma de avaliá-los, cada objetivo tem um determinado período para ser atingido. Geralmente cerca de três meses a um ano.

A teoria da fixação por objetivos demonstra que o estabelecimento de metas difíceis leva a um melhor desempenho individual do que as consideradas fáceis. Isso ocorre na pratica em setores como educação, saúde, administração pública e organizações sem fins lucrativos.

Modificação de comportamento consiste em três etapas:

1º Identificar os principais comportamentos que impactam significativa o desempenho.

2º Requer do executivo o desenvolvimento de diretrizes sobre o desempenho; por exemplo, a determinação do numero de vezes em que o comportamento identificado ocorre dentro das circunstâncias presentes.

3º Analise funcional identifica as contingências do comportamento ou as conseqüências do desempenho. Isso mostra os fatos antecedentes que dão origem ao comportamento e as conseqüências que atualmente o mantêm.

Os programas de modificação de comportamento vêm sendo utilizados para melhorar a produtividade e reduzir erros, absenteísmo, impontualidade e incidência de acidentes.

Programa de reconhecimento dos funcionários

Vão desde um espontâneo e privado “obrigado” ate programas formais explícitos nos quais tipos específicos de comportamento são encorajados e os procedimentos para a conquista do reconhecimento são claramente identificados.

De acordo com a teoria, recompensar um comportamento com reconhecimento logo após o ocorrido deve estimular a sua repetição. Contudo, para almentar a motivação potencial decorrente do reconhecimento, o melhor é tonar públicos quem são os homenageados e por que estão recebendo o elogio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com