TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superior de tecnologia em estética e imagem pessoal

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Superior de tecnologia em estética e imagem pessoal

DAYANE FRAGA DA SILVA

ESTRESSE

Conceitos, fases e tratamento

[pic 4]

Rio Verde/GO

2014

dayane fraga da silva

ESTRESSE

Conceitos, fases e tratamento

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia de Estética e Imagem Pessoal  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Spa e terapias alternativas, Bases da nutrição, Metodologia cientifica, Cosmetologia, Seminário temático, Projeto integrador.

Profs.: Marcelo Doi, Aline Menezes, Regina Célia Adamuz, Poliana Galindo, Luciane Barbosa, Heloísa Licha.

Rio Verde, GO

2014

Sumário

  1. Introdução ................................................................................................. 04
  1. Entrevistados ............................................................................................. 05
  1. Conclusão .................................................................................................. 10
  1. Referências Bibliográficas ...................................................................... 11

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho, assim como qualquer pesquisa realizada em determinados e diferentes tipos de estabelecimentos tem como objetivo nos auxiliar na compreensão desta epidemia denominada estresse, que toma conta de uma sociedade inteira sem exceção de raça, cor, idade ou sexo, uma epidemia devastadora que toma conta do mundo, arrasando multidões com suas conseqüências criticas. .

  1. Entrevistados

Logo abaixo apresentaremos os resultados obtidos, com os entrevistados. O entrevistado número 1 é uma cabeleireira com mais de 10 anos de profissão; o entrevistado número 2 é uma esteticista há pouco mais de 3 anos; o entrevistado número 3 é uma massoterapeuta há pouco mais de 5 anos, ambos trabalham em lugares diferentes e em diferentes bairro.

Aplicado o questionário de 20 questões com 5 opções de respostas nos entrevistados, realizamos a contagem de pontos para obtermos um resultado claro, os resultados estão apresentados nos gráficos abaixo.

[pic 5]

*De 41 a 60 pontos: Fase inicial do estresse.

[pic 6]

*De 41 a 60 pontos: Fase inicial do estresse

[pic 7]

*De 21 a 40 pontos: Possibilidade de desenvolver o estresse

[pic 8]

ESTRESSE: conceitos, fases e tratamento

Um dos problemas que mais preocupam hoje diferentes tipos de profissionais, e que têm influência direta no resultado de suas atividades é, indubitavelmente, o estresse.

A palavra estresse quer dizer "pressão", "tensão" ou "insistência"; portanto estar estressado quer dizer "estar sob pressão" ou "estar sob a ação de estímulo insistente". Estresse é viver sobre pressão o tempo todo, é essencialmente um grau de desgaste no corpo e na mente; também está relacionada à dificuldade de se adaptar a novas situações, provocando reações orgânicas e psíquicas, chegando até mesmo a um desequilíbrio, podendo ser, inclusive, degenerativo. O estresse é, pois, uma doença; é a preparação do organismo para lidar com as situações adversas que se apresentam. O desenvolvimento do processo de "stress" depende da personalidade do indivíduo e do estado de saúde em que ele se encontra; por isso nem todos desenvolvem o mesmo tipo de resposta diante dos mesmos estímulos e situações.

Com base nos entrevistados abordados (entrevistado 1 e 2), o estresse encontra-se, ainda, em fase inicial, pois o profissional, com frequência, sente-se desgastado emocionalmente e exausto, faltando-lhe, assim, disposição para realizar sua jornada de trabalho algumas vezes por semana; mas o entrevistado confia em seu potencial profissional, sentindo-se, ainda, realizado no exercício da profissão, o que o faz atingir resultados significativos e satisfatórios, levando-o a acreditar cada vez mais em seu trabalho. Todavia, acredita-se que deve procurar ajuda profissional, já que, de acordo com os resultados apresentados, ainda se encontra em fase inicial: a fase do alerta. É uma situação que pode até se agravar, caso não procure ajuda.

Nos resultados encontrados (entrevistado 3), o estresse ainda não se instalou, mas há uma grande possibilidade de ser desenvolvido, haja vista que, às vezes, sente desgastes e exaustão ao final da jornada de trabalho. Nesse caso, acredita-se que não se faz necessário, ainda, buscar ajuda profissional, mas sim, procurar trabalhar as recomendações de prevenção, tais como organizando o tempo e diminuindo os compromissos para que não haja sobrecarga, buscando assim um equilíbrio entre trabalho e lazer.

Em determinados quadros de estresse o tratamento torna-se indispensável; o médico tentará diagnosticar o grau do estresse através de perguntas investigativas a respeito da vida particular da vitima, como por exemplo, se ela fuma, se usa álcool ou drogas e qual a frequência, ou pode até mesmo realizar alguns exames físicos ou de sangue. Dependendo do grau do estresse, o médico poderá conduzi-lo a um profissional especializado em saúde mental. A forma de aliviar o estresse não é igual para todos, por isso é necessário ser um tratamento personalizado de acordo com o grau do problema; fazer determinadas mudanças no estilo de vida é o melhor começo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (497.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com