TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTETICA E IMAGEM PESSOAL PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTETICA E IMAGEM PESSOAL

                         

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

                                 

                           

[pic 6]

São Miguel do Araguaia

2015

[pic 7][pic 8][pic 9]

                         

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso estetica da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  INTERDISCIPLINAR.

Prof. Vania Terra, Alfredo R Almeida, Heloisa Licha, Silvia Paulino, Aline Roque

        [pic 10]

São Miguel do Araguaia

2015[pic 11]


SUMÁRIO[pic 12]

1 INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------------04

2 DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------------05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------------07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS --------------------------------------------------------------08

ANEXO---------------------------------------------------------------------------------------------------09


1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar-nos as reações adversas que podem acontecer após o uso de produtos capilares dentro do salão de beleza e os procedimentos realizados pelo profissional de estética para conter estas reações.

Os produtos capilares assim como os demais cosméticos apresentam uma enorme quantidade de substancia em sua formula, e são estas substancias que ao entrar em contato com a pele do indivíduo pode desencadear reações alérgicas.


2 RELATORIO

 Apliquei um questionário com cinco clientes e uma profissional cabeleira, para conhecer casos de reações a produtos químicos se já acontecera com elas em algum momento.

Perguntei às clientes se estas já haviam tido reação ou alguma alergia a algum tipo de cosmético capilar. As clientes “A e “B” me responderam que nunca tiveram problemas graves com alergia e que uma vez só em ambas ocorreu ardência quando estava descolorindo a raiz. A cliente “C” já me respondeu diferente, afirmando que cada vez que pinta o cabelo com tintura permanente o couro cabeludo coça e descama. As cliente ‘’ D’’ e ‘’ E’’ relatou que geralmente ao fazer alisamento químico sentiram ardência nos olhos.

Perguntei à profissional quais são os graus de alergia que uma química pode causar aos clientes, ela me respondeu que são três graus: leve, grave e muito grave. No grau leve, a alergia aparece em forma de coceira e sensação de formigamento, pode haver ressecamento e descamação do couro cabeludo, causando a caspa, e de áreas próximas que entraram em contato com a tintura. Na alergia grave, ocorrem inflamações que podem se espalhar por outras partes do corpo. Além da vermelhidão, pode causar o inchaço da pele que entrou em contato com a química; se acontecer dos olhos também incharem há risco de prejudicar a córnea, causando cegueira temporária ou até mesmo permanente. A alergia muito grave pode ir desde uma dificuldade séria de respirar até um choque anafilático.

Perguntei às clientes se a alergia ocorria todas as vezes que elas faziam químicas no cabelo. As clientes ‘A’ e ‘B’ responderam que só aconteceu uma vez com elas, quando descoloria a raiz do cabelo, o couro cabeludo começou a arder muito e apareceram algumas bolhas d’água na nuca; e que imediatamente a profissional lavou bem toda a química do cabelo e aplicou um creme calmante onde haviam saído bolhas d’água. A cliente ‘C’ disse que essa reação alérgica ocorre toda vez que ela pinta os cabelos, mas que na última vez foi mais forte, por ter talvez comprado uma tinta de marca inferior; na hora da aplicação da tintura sentiu somente ardência no couro cabeludo, mas no outro dia amanheceu com os olhos muito inchados, tendo que tomar um antialérgico para acabar com o inchaço.

A cliente ‘D’ disse que a reação ocorre quase toadas as vezes que faz alisamento porem algumas vezes ocorre de forma mais leve apenas durante o processo e duas vezes essa sensação se estendeu por três dias. A Cliente “E” afirmou que após os processos de alisamento sente ardência no olho por vários dias e que isto se intensifica nos dias em que lava o cabelo.

Perguntei à profissional se os casos de reações químicas a produtos capilares ocorrem com frequência em seu salão de beleza. Ela respondeu -me que os eventos adversos sérios não são frequentes e que as reações mais leves, como coceira, ardor ou ressecamento, podem ocorrer em mais de 10% da população adulta. Mesmo depois de muito tempo de uso de determinado produto sem nenhum problema, é possível que ocorra uma reação alérgica, por isso sempre faz o teste de mecha mesmo que a cliente já tenha usado a tintura várias vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com